Moda

Compreenda o conceito de moda, dismistificando sua complexidade e mudança

A moda é um reflexo dos fenômenos culturais e de comunicação da sociedade. Por isso, ela está em constante mudança e atualização. Nesse contexto, a indústria da moda precisa estar sempre atenta a essas transformações para se adaptar

20 Jun 2022 - 12h00 | Atualizado em 20 Jun 2022 - 12h00
Compreenda o conceito de moda, dismistificando sua complexidade e mudança Lorena Bueri

Definir de maneira precisa o que é moda não é uma tarefa nada fácil. Esse é um conceito complexo, o qual abrange um conjunto de elementos como: imagem, padrões de beleza e estética, condições climáticas, cores entre outros.


Desfile de moda (Foto: Reprodução/Divulgação)


A moda é constituída por um sistema de significados, os quais formam uma espécie de linguagem responsável por expor os fenômenos culturais e de comunicação. Esse sistema está em constante transformação, por isso a moda está sempre mudando e se atualizando.

A vida e as empresas estão sempre alinhadas a essas mudanças e atualizações. Da mesma forma, a indústria da moda precisa sempre estar se adaptando a essas transformações e incentivando o fluxo de energia criativa para sociedade.


Escolha de tecidos para fabricação de roupas (Foto: Reprodução/Divulgação)


A moda segue a lógica do novo, por isso sua forma de ser é efêmera; ou seja, está em constante mutação. Desse modo, a moda transforma-se para se adequar as novas necessidades da realidade atual da sociedade.

O sistema acoplado a criação de peças e ao tempo, integra-se ao simples uso da roupa no cotidiano. Tornando-se, assim, uma cadeia contínua e homogênea de variantes, caracterizada por intervalos, mais ou menos regulares, de inovações de maior ou menor alcance. Esses intervalos são facilmente confirmados ao se observar os desfiles de moda com o calendário da época.


Desfile de moda (Foto: Reprodução/Divulgação)


Os designers e estilistas de moda procuram inserir suas inspirações em suas criações. Dessa forma, seu gosto e comportamento pessoais são transmitidos para as peças criadas, as quais surgem a partir de uma longa caminhada, sempre alinhando-se as necessidades atuais da sociedade.

As tendências do inverno de 2022 já deixaram como marca peças criadas como obras de arte, buscando uma aproximação entre a arte e a vida.


Desfile Chanel Outono/Inverno 2022 (Foto: Reprodução/Divulgação)


Essa proposta fica nítida nas coleções que apresentam peças artesanais desenvolvidas para trazer a impressão de telas no corpo dos modelos, reforçando a ideia de obras de arte.

Foto destaque: croquis de moda (Reprodução/Divulgação)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo