Empreendedorismo

Comportamento do consumidor: Tendências as e previsões futuras com Sol Costa Ribeiro

Como empreendedora e especialista em marketing, Sol Costa Ribeiro compartilha sua perspectiva sobre essas tendências e sobre o que podemos esperar nos próximos anos.

04 Abr 2023 - 18h05 | Atualizado em 04 Abr 2023 - 18h05
Comportamento do consumidor: Tendências as e previsões futuras com Sol Costa Ribeiro Lorena Bueri

A pandemia de COVID-19 mudou significativamente o comportamento do consumidor, e muitas dessas mudanças devem se manter no futuro. Como empreendedora e especialista em marketing, Sol Costa Ribeiro compartilha sua perspectiva sobre essas tendências e sobre o que podemos esperar nos próximos anos.

Sol Costa Ribeiro é uma empreendedora visionária que, em 2016, fundou a primeira agência de marketing 100% remota do país.

Segundo ela, uma das principais mudanças que ocorreu foi o aumento das compras online. Com o distanciamento social e o fechamento de lojas físicas, muitas pessoas passaram a comprar pela internet. Essa tendência já vinha crescendo nos últimos anos, mas a pandemia acelerou esse processo. As empresas que já tinham presença digital saíram na frente, mas muitas outras tiveram que se adaptar rapidamente.

Outra mudança foi o aumento da conscientização sobre questões sociais e ambientais. Com a pandemia, as pessoas passaram a valorizar mais as relações pessoais, a solidariedade e a sustentabilidade. As empresas que não estiverem alinhadas com esses valores podem enfrentar dificuldades em conquistar e manter clientes.

Também houve uma mudança no perfil do consumidor. As pessoas passaram a valorizar mais a qualidade e a segurança dos produtos e serviços. As empresas que priorizarem a transparência e a responsabilidade social e ambiental terão vantagem em relação às que não o fizerem.



Sol Costa Ribeiro ainda ressalta que algumas ações não devem ser ignoradas pelas empresas mediante a mudança de comportamento do consumidor:

  1. Tecnologia: O avanço da tecnologia tem um grande impacto no comportamento do consumidor. As empresas devem estar sempre atentas às inovações tecnológicas, como inteligência artificial, realidade virtual, e-commerce, omnichannel, entre outras, para atender às expectativas do consumidor e fornecer soluções convenientes e personalizadas.
  2. Sustentabilidade: Os consumidores estão cada vez mais preocupados com questões ambientais e sociais. As empresas devem adotar práticas sustentáveis para reduzir o impacto ambiental de seus negócios e promover a responsabilidade social. As empresas que não adotarem práticas sustentáveis correm o risco de perder clientes para empresas mais conscientes. Precisamos estar atentos a geração Z que é uma geração exigente e ganha cada vez mais poder na decisão de compra.
  3. Experiência do cliente: A experiência do cliente é fundamental para a fidelização e satisfação do consumidor. As empresas devem oferecer uma experiência personalizada, ágil e conveniente para atender às necessidades e expectativas do cliente.
  4. Dados e análises: Com a quantidade de dados disponíveis, as empresas podem usar análises para entender melhor o comportamento do consumidor. As empresas devem coletar e analisar dados relevantes para tomar decisões informadas sobre como atender às necessidades e expectativas do consumidor.

No futuro, podemos esperar que essas tendências se consolidem e que novas surjam. A tecnologia continuará a evoluir, e o uso de inteligência artificial e realidade aumentada pode revolucionar a forma como compramos e interagimos com as marcas. Entretanto, é importante lembrar que a conexão humana e os valores sociais e ambientais continuarão sendo fundamentais para o sucesso das empresas. Não podemos deixar de lado a importância das relações pessoais e o impacto positivo que elas podem ter em nossas vidas e na sociedade.

Ela acredita ser fundamental que as empresas sejam cuidadosas e não percam essa conexão humana em meio à evolução tecnológica.

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo