Beleza

Componentes que devem ser evitados em cosméticos

Os cosméticos naturais cada vez mais vem ganhando espaço no mercado da beleza, isso se deve as preocupações dos indivíduos com a saúde e meio ambiente. Confira alguns componentes que devem ser evitados:

10 Nov 2022 - 10h40 | Atualizado em 10 Nov 2022 - 10h40
Componentes que devem ser evitados em cosméticos Lorena Bueri

A indústria cosmetológica é um setor muito amplo e importante, porém alguns componentes que tem em alguns produtos não são tão interessantes para a nossa saúde e para o meio ambiente. Cada vez mais, o mercado da beleza procura associar a práticas sustentáveis, aumentando o mercado e a procura de cosméticos naturais. 


Shampoo sem sulfato, uma opção melhor para a saúde e o meio ambiente. (Reprodução/Dicas de Mulher/Pinterest)


Muitas maquiagens, tintas de cabelo, shampoos, entre outros produtos, vem escrito de forma bem chamativa de componentes tóxicos que não possuem, como o chumbo, sulfatos, petrolatos, parabenos, silicones. O que contribui com o aumento do consumo, e até mesmo despertar as pessoas que não sabem a função desses ingredientes. Entenda um pouco mais sobre o problema desses componentes:

Chumbo

O chumbo é comum em batons e tintas de cabelo, ele é um tipo de metal pesado, sendo muito tóxico para a saúde, podendo causar doenças como câncer, anemia, disfunção renal e toxicidade no sistema nervoso central. No Brasil, a ANVISA permite concentração de até  0,6%.

Sulfato

Ele é muito comum nos shampoos, é um agente de limpeza bem forte, podendo causar alergia e irritação no couro cabeludo. Além disso, o maior problema é que ele é muito tóxico ao meio ambiente. O produto deve ser usado em menores quantidades, existe uma linha chamada Low Poo, que tem shampoos com menos sulfatos.

Petrolatos

Os petrolatos derivam do petróleo cru, podem ser encontrados em cremes, produtos de cabelo, maquiagens e outros produtos cosméticos. Ele cria uma espécie de filme no fio ou na pele, mas o problema é o mal que ele causa ao meio ambiente.

Parabenos

Os parabenos são um tipo de conservante muito comum em shampoos, maquiagens, desodorantes, e produtos de beleza. Eles protegem contra o proliferamento de fungos e bactérias. No entanto, além de ser super prejudicial ao meio ambiente, ele também é o causador de hipersensibilidade na pele.  

Silicones

Os silicones são utilizados na maioria dos cosméticos, alguns estudos apontam que ele pode ter efeitos cancerígenos e prejudica a natureza. Porém é muito complicado conseguir realizar um produto sem nada de silicone, por isso, muitas empresas optam por um componente de melhor qualidade.

 

Hoje em dia, é mais fácil encontrar produtos mais naturais e com menos ingredientes tóxicos. A tendência desse mercado é aumentar cada vez mais, as pessoas estão se informando mais a respeito dessas questões, e consequentemente procuram opções mais sustentáveis e benéficas para saúde. 

 

Foto destaque: Mulher utilizando cosméticos. (Reprodução/Pevel Danilyuk/Pexels)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo