Empreendedorismo

Como utilizar as redes sociais para empreender sem esgotamento digital

Cada vez mais empreendedores esgotam seus emocionais passando muito tempo conectados às redes sociais, organizar o tempo e estabelecer limites pode ser peça chave para evitá-lo.

20 Mar 2023 - 21h00 | Atualizado em 20 Mar 2023 - 21h00
Como utilizar as redes sociais para empreender sem esgotamento digital Lorena Bueri

Desde o início da pandemia de Covid-19 em 2020, houveram significativas mudanças nos hábitos digitais das pessoas em todo o mundo. O isolamento social fez com que as pessoas permanecessem mais tempo conectadas, e o pós-pandemia não foi diferente. O tempo de permanência nas redes sociais aumentou significativamente na época — e permaneceu muito alto.

Pesquisas recentes, do final de 2022, indicam que os brasileiros passam, em média, três horas e 46 minutos por dia conectados às redes sociais. Estamos falando de aplicativos populares como: Facebook, Instagram, WhatsApp, TikTok e outros. Neste caso, especificamente as redes sociais são um elemento importantíssimo para os empreendedores do século XXI.

Você provavelmente já ouviu o ditado “quem não é visto, não é lembrado”, e é exatamente isso. Em um mundo em que os seres humanos estão extremamente conectados, e que as nossas necessidades estão a apenas um clique, se a sua empresa não estiver nas redes, você provavelmente não será visto e muito menos lembrado.


Esgotamento digital (Foto:Reprodução/ Site Triwi)


O grande problema é quando o empreendedor não consegue administrar seu tempo, permanecendo conectado além do objetivo dos negócios. Misturando vida pessoal e profissional, gerando um excesso de conexão.

É importante entender que permanecer muito tempo nas mídias sociais podem afetar seu emocional, o fato de ser visto não quer dizer que você precisa passar tanto tempo conectado.

- Estabeleça limites claros;

- Limite quantas redes sociais você usa;

- Alinhe a estratégia com seus objetivos;

- Organize seu feed de mídia social;

- Aprenda a reaproveitar o conteúdo;

- Maximize seu potencial de mídia social evitando o esgotamento.

Separar suas redes pessoais das profissionais pode ser uma decisão importantíssima, pois misturar os perfis podem fazer você cair na armadilha de passar horas utilizando as mídias, respondendo clientes ou montando estratégias de venda.  

Fica o alerta: você não precisa obrigatoriamente fazer postagens todos os dias. Se o seu perfil possuir um bom engajamento, sua empresa não será esquecida em um pequeno intervalo de tempo.

Foto Destaque: Uso excessivo de redes sociais. Reprodução/Agência Mazag

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo