Esportes

Como um Flamengo e Atlético-MG proporcionou o primeiro encontro de Pelé e Maradona

Os dois maiores jogadores de futebol da história tiveram o primeiro encontro graças a um jogo entre Flamengo e Atlético-MG em 1979, que terminou com vitória rubro-negra por 5 x 1.

14 Out 2022 - 10h20 | Atualizado em 14 Out 2022 - 10h20
Como um Flamengo e Atlético-MG proporcionou o primeiro encontro de Pelé e Maradona Lorena Bueri

Neste sábado (15), Flamengo e Atlético-MG se enfrentam pela 32º rodada do Campeonato Brasileiro às 20:30 (horário de Brasília) no estádio do Maracanã. O clássico interestadual que já decidiu título e vaga na Copa do Brasil, é hoje em dia um dos maiores jogos no cenário nacional. Além disso, o jogo foi de grande importância para o primeiro encontro entre Pelé e Maradona.


Pelé e Maradona em um evento organizado em Paris em 2016. Foto reprodução / Yahoo Esportes


O primeiro encontro entre os gênios da bola aconteceu em 9 de Abril de 1979, uma segunda-feira no edifício Chopin, ao lado do Copacabana Palace. Na ocasião, o rei do futebol foi convocado a jogar pelo Flamengo em um amistoso beneficente contra o Atlético-MG. A partida cuja a renda foi destinada às vítimas da enchente, contou com mais de 140 mil pagantes, e terminou com vitória do rubro-negro por 5 x 1.

A grande promessa do Argentinos Juniors foi um dos telespectadores do confronto. Aos 18 anos na época, Maradona acompanhou a partida pela TV argentina que transmitiu o amistoso naquela sexta-feira. Cortado da Copa do Mundo em 1978 pelo técnico César Luis Menotti, Maradona disse ao jornal Gráfico que “Conhecer Pelé, foi a Copa que não tive”

O grande encontro foi armado pelo próprio jornal argentino.  “Muito obrigado, eu vou levá-lo toda a minha vida. Eu assisti ao seu jogo na sexta-feira na TV, e juro que estava muito animado. Meu desejo de conhecê-lo aumentou" (disse Maradona a Pelé, se referindo ao Flamengo x Galo de 79).

A relação de admiração entre os dois ficou clara após algumas declarações. No mesmo ano de 1979 em Buenos Aires, Pelé se rendeu ao talento do argentino. “Nós, que gostamos de futebol, queremos ver jogadores excelentes, e temos que deixar Maradona ser Maradona, não o compare com nada. Ele mostrará o lindo futebol que tem". 

Em contrapartida, Maradona reforçou sua admiração pelo Rei. “Eu sabia que ele era um deus como jogador, agora sei que também é como pessoa. Ele não é Pelé à toa. Quantos meninos como eu queriam vê-lo, tocá-lo, trocar um par de palavras, e eu tive o privilégio de que até tenha me dado conselhos. Eu vi que Pelé vinha em minha direção e não podia acreditar.”

Foto destaque. Reprodução / Wikipédia

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo