Beleza

Como tratar em casa os principais problemas de pele

Ter uma rotina de cuidado com a pele é muito importante para quem deseja uma pele hidratada, viçosa e livre de manchas. O mais indicado é procurar um profissional para indicar o melhor tratamento.

26 Mar 2022 - 17h04 | Atualizado em 26 Mar 2022 - 17h04
 Como tratar em casa os principais problemas de pele Lorena Bueri

Ter uma rotina de cuidado coma pele se tornou mais comum nos últimos anos, principalmente por influência das coreanas. A nova geração está sempre em busca de novos produtos, na ânsia de ter maiores resultados, porém muitas vezes podem se decepcionar, já que nem sempre o resultado é o que se espera, pois os cosméticos têm eficácia limitada.

Em entrevista para o portal RG, um especialista em dermatologia membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica sobre a importância de se ter um acompanhamento médico. “Visitar um médico é o melhor a se fazer, visto que ele poderá indicar o produto e tratamento ideais para o tipo de alteração que o paciente apresenta. Os cosméticos têm ação limitada e muitas alterações precisam ser tratadas em consultório”, conta ele.

Ainda em entrevista para o portal RG, especialistas dão dicas de como tratar em casa, quatro dos principais problemas na pele.

Falta de viço

Exposição ao sol em excesso, pode deixar a pele opaca e sem brilho natural, assim como a falta de hidratação e acúmulo de sujeira na pele. Nesse caso, o mais importante é manter uma rotina de cuidados, mas com produtos que não sejam abrasivos, e que de preferência com ativos que proporcionam hidratação, como o ácido hialurônico e pantenol. Segundo o dermatologista, a esfoliação também pode ser útil, na hora limpeza, devido a sua capacidade de remover impurezas e células mortas, desobstruindo os poros, ajudando assim, na renovação celular.

O médico alerta ainda que pessoas de pele oleosa também devem utilizar hidratante, mas com produtos indicados para esse tipo de pele, ou seja, livres de óleo e não comedogênicos.


 Mulher faz esfoliação facil com café, para renovar as células (Foto: Reprodução/PolinaKovaleva/Pexels)


Manchas

Vitamina C, niacinamida (vitamina B3) e o ácido tranexâmico são ativos clássicos nas fórmulas de produtos antimanchas. A dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica sobre o surgimento das manchas. “A melanina é produzida pelo melanócito por uma cascata de reações celulares. Essas reações se iniciam com a incorporação de precursores da melanina por esta célula, seguida da síntese e posterior liberação com transferência do pigmento para os queratinócitos, células adjacentes nas superfícies na pele”, ela ainda completa, e fala sobre como os ativos agem na pele.

Os ativos clareadores apresentam mecanismos de ação variados. Eles podem atuar inibindo o estímulo inicial, seja ele químico, físico ou biológico. É o exemplo do protetor solar que ajuda a impedir a ação da radiação ultravioleta. Outra ação característica é impedir a absorção dos precursores pelo melanócito. Se compararmos o melanócito a uma fábrica, é como se faltasse matéria-prima para dar início a produção. Os ativos antimanchas também podem impedir a formação de melanina através da inibição de alguma etapa da síntese. Voltando à comparação, é como se alguma máquina da fábrica estivesse com defeito. Os cremes também podem impedir a liberação e transferência do pigmento já produzido. Seria como se tivesse ocorrido algum problema com o sistema de transporte da fábrica”.

Olheiras e bolsas

Quando o assunto é área dos olhos, os produtos utilizados devem ser específicos para esta região. “Causadas pelo acúmulo de líquido e gordura na região, as bolsas que surgem abaixo dos olhos podem gerar grande desconforto estético, conferindo ao rosto um aspecto cansado e envelhecido”, explica a médica. Produtos que contenham em sua composição cafeína, niacinamida, e produzam uma ação drenante, são os mais indicados pelos dermatologistas, para tratar bolsas e olheiras.

Linhas finas e Sinais

O ácido hialurônico se tornou um fenômeno em todo o mundo, ele é um ativo produzido naturalmente pelo organismo, e tem como função preencher, hidratar e promover firmeza à pele. Porém, a produção tende a diminuir com o envelhecimento. “Quando o foco é rejuvenescer e estimular o fibroblasto a produzir mais colágeno, elastina e ácido hialurônico podem ajudar. Existem também ativos por via oral que ajudam neste processo”, explica o dermatologista.

 

Foto destaque: Mulher aplica hidratante facil. Reprodução/PolinaKovaleva/Pexels.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo