Mundo Pet

Como ser o melhor tutor para seu pet?

Saiba o porquê é importante pesquisar antecipadamente o perfil do pet, bem como organizar sua chegada e integração ao novo lar

3 min de leitura
26 Dez 2022 - 10h30 | Atualizado em 26 Dez 2022 - 10h30

Cada vez mais os pets vêm conquistando o coração dos humanos, e sua chegada a um novo lar promove entusiasmo e muita alegria, mas também mudanças na rotina do tutor. Cães e gatos têm características e necessidades específicas que devem ser levadas em consideração na hora da decisão de adquirir um novo membro para a família.

Durante as celebrações de final de ano é comum a troca de presentes como parte das festividades natalinas. No entanto, vale ter cuidado nesta escolha. Dar um pet de presente não é recomendado, uma vez que a escolha de um gato ou cão requer planejamento e precisa fazer parte da decisão de todos os membros da família.

A intenção de quem presenteia é sempre a melhor, pois ser tutor de um animal de estimação pode ser uma das experiências mais surpreendentes da vida. E, é gratificante para os animais também, já que muitos encontram-se em situação de abandono e terão a chance de encontrar um lar. Presentear com um pet é mais do que impressionar ou proporcionar um momento de alegria, trata-se de um compromisso para toda vida.

A guarda responsável de um animal de estimação implica em ter responsabilidade com a saúde e com os cuidados do pet, incluindo criar condições ideais para que o gato ou cão seja feliz e saudável, de forma a enriquecer a vida da família e da sociedade como um todo.

Confira sete dicas que a ROYAL CANIN® separou para ajudar quem está planejando ter um pet:

1-Qual perfil de pet é o mais recomendado?

Cada gato e cão é diferente. Seu tamanho, idade, níveis de energia e temperamentos podem afetar a dinâmica familiar. Consultar um Médico-Veterinário é um recurso-chave para a busca por informações confiáveis

2-O novo tutor tem condições financeiras para assumir as despesas do pet?

A chegada de um pet exige também planejamento financeiro. Lembre-se que o orçamento dedicado precisa atender as emergências médicas e despesas de rotina como, por exemplo, alimento adequado à fase e estilo de vida, brinquedos, vacinas, visitas ao Médico-Veterinário, além dos cuidados com a higiene e bem-estar. 

3-Quem vai cuidar da saúde do seu animal de estimação?

O Médico-Veterinário é a voz confiável para orientá-lo na decisão do perfil ideal, bem como organizar a chegada e integração do gato ou cão ao novo lar. A escolha do profissional antes do pet chegar é primordial, pois o profissional orientará com detalhes os cuidados e preparo iniciais, além da forma correta de transportar o animal até a clínica. Também vale considerar a pesquisa por potenciais cuidadores do pet, para os momentos de viagem ou ausência prolongada

4-Existem condições especiais de saúde ou necessidades específicas que o seu futuro pet pode ter?

A alimentação adequada às necessidades individuais do pet é essencial para garantir que ele tenha qualidade de vida. Em cada fase do seu desenvolvimento, por exemplo, há necessidades nutricionais diferentes para um crescimento saudável. E, é preciso também observar possíveis problemas de saúde ou sensibilidade que possam aparecer.

5-A agenda da sua família é agitada?

A guarda responsável também inclui prever no planejamento da casa os cuidados com o animal. Todos podem ajudar na rotina de cuidados com o pet, como alimentação, higiene, exercícios, adestramento, brincadeiras e sem esquecer das vacinas e visitas ao Médico-Veterinário.

6-A casa está preparada para receber o novo pet?

O espaço físico e recursos disponíveis são essenciais para a boa adaptação do pet. Escolha um local tranquilo e confortável para seu descanso e tente manter as refeições em horários fixos. É necessário também prever tapetes higiênicos ou caixas de areia para as necessidades do animal, em local separado, além da quantidade apropriada de comedouros e bebedouros, de acordo com a quantidade de pets da casa.

Foto Destaque: Reprodução

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo