Bem Estar

Como se prevenir de infecções virais no Outono

O outono começou no domingo (20), e, seu clima marcado pelo tempo frio e seco, aumenta as chances da casualidade dos problemas respiratórios, sendo necessário tomar algumas medidas de proteção.

22 Mar 2022 - 09h39 | Atualizado em 22 Mar 2022 - 09h39
Como se prevenir de infecções virais no Outono Lorena Bueri

Domingo (20) iniciou o Outono e alguns fatores da estação, por exemplo, o ar seco, que prejudica o sistema respiratório ao afetar a ação das defesas naturais de nosso corpo. Esse tempo frio e seco, característicos do outono e inverno, potencializam o ressecamento das vias aéreas, e, consequentemente, dificulta a forma correta e formação do muco; ou seja, reduzindo as capacidades de defesa das vias contra os microrganismos.

Durante esse período, as infecções virais mais recorrentes são de gripe e resfriado. De acordo com o pneumologista Frederico Fernandes, a circulação desse vírus se concentra no início de abril e maio, tendo uma grande recorrência de influenza no final de maio e início de junho. Ele pontua que as infecções virais tendem a aumentar em 2022, devido à flexibilização do uso de máscaras. Dessa maneira, Fernandes encoraja as pessoas que possuem problemas respiratórios a continuarem se protegendo, e, também, ajudando a proteger o próximo.

"Se uma virose respiratória começa a ficar mais arrastada, não melhora depois de três dias, ela pode ter se transformado em bacteriana. É preciso atenção caso os sintomas se prolonguem", diz Frederico Fernandes. Os tipos de infecções bacterianas comuns nesse período são; amigdalite, faringite, sinusite e pneumonia.

Os sinais de alerta para esse tipo de infecção são: febre alta constante; dificuldade na respiração; queda no estado geral de saúde (por exemplo, falta de apetite).


Manter hábitos saudáveis reduz chances de infecções virais (Foto: Reprodução/iStockPhotos)


Dentro das recorrências alérgicas, podemos citar a rinite, asma e bronquite. Fatores que colaboram para o surgimento delas são: mudanças de temperatura, baixa umidade do ar, mofo, poeira, ácaros.

Algumas medidas podem auxiliar a reduzir a probabilidade de infecção, sendo elas: Lavar as mãos frequentemente; Lavar o nariz com soro fisiológico pelo menos três vezes ao dia; Manter hábitos saudáveis (boa noite de sono, exercício físico e alimentação balanceada); Tomar bastante líquidos; Umidificar o ambiente; Estar com as vacinas em dia; Evitar ambientes fechados ou mal ventilados; Evitar ambientes poluídos; Evitar acúmulo de poeira e mofo em casa; Evitar cobertores e malhas que soltam pelos.

 

Foto Destaque: Outono aumenta chances de problemas respiratórios. Reprodução/Benegrip.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo