Mundo Animal

Como saber se o seu pet foi envenenado

Não sabemos o que fazer e na hora pode bater desespero e preocupação, separamos algumas dicas do que se deve fazer caso perceber que seu animal foi envenenado.

17 Out 2022 - 19h55 | Atualizado em 17 Out 2022 - 19h55
Como saber se o seu pet foi envenenado Lorena Bueri

O que fazer caso seu cãozinho seja envenenado não é algo que todo dono queira pesquisar, parece que ao falar sobre esse assunto ou até mesmo pensar sobre causa tristeza e preocupação. Entretanto, não é bem assim, ao se tornar dono de um pet, seja ele um gato, um porquinho-da-índia ou um cachorro temos que saber um pouco sobre tudo, afinal ninguém quer ver seu melhor amigo sofrer.  

Sendo assim, saber sobre envenenamento pode ser útil, os tipos mais comuns de envenenamentos são: organofosforado (chumbinho), carbamatos (inseticida) e os dicumarínicos (raticidas).  

Dentre os sintomas que são vários aqui vai alguns: náuseas, salivação alta, diarreia, vômitos, expelição de sangue, pontos vermelhos nas mucosas, choro, tremores, convulsões, entre outros. Deve-se ficar alerta e se os sintomas aparecerem, o correto é informar ao médico veterinário imediatamente, dificilmente o animal aparentará todos os sintomas listados à cima, somente alguns e em outros casos nenhum deles, mas mesmo assim ficar alerta é importante e pode salvar a vida do animalzinho.  

O médico veterinário irá fazer uma lavagem de estômago, administrar soro e monitorar por um tempo, verificar a pressão, respiração e a frequência cardíaca do pet. 


Cachorro da raça Basset Hound. Foto Reprodução: Pexels

A primeira opção é sempre buscar a ajuda de um especialista, entretanto há casos que não possa contar com uma clínica veterinária 24 horas próximo à sua casa, então uma dica da Petz e da veterinária médica Camilla Rabhelo da Clínica Dr. Hato, é dar carvão vegetal aditivado ao animal envenenado, porém mesmo assim o veterinário deve ser procurado. D 

Dar leite ao pet é um mito, especialistas dizem que o líquido retarda o efeito da substância se o veneno for ácido, o leite pode agravar a situação, ele não tem poder nutricional ou proteínas alguma, mas enquanto ele está no estômago pode até neutralizar, porém, depende da substância ingerida. 

O cuidado na hora de salvar o nosso melhor amigo deve ser dobrado e a ajuda de um profissional é sempre a melhor opção e muitas vezes a única. 

Foto Destaque: Cão da raça Schnauzer. Reprodução: Pexels.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo