Mundo Pet

Como proteger a audição dos pets dos fogos de artifício neste fim de ano

E mais um ano se encerra e a hastag "Digam não aos fogos de artifício" voltam como tópico no Twitter mas você sabe o por que os animais são tão sensíveis aos barulhos?

20 Dez 2022 - 10h19 | Atualizado em 20 Dez 2022 - 10h19
Como proteger a audição dos pets dos fogos de artifício neste fim de ano Lorena Bueri

Gatos e cachorros possuem uma sensibilidade tendo uma capacidade auditiva maior que a de um ser humano, sendo uma conversa “normal” um tom de pessoas gritando, detectando sons distantes, detectando de 10 Hz (Unidade de medida de frequência) a 40.000 Hz (sons extremamente agudos), onde nós não ouvimos nada — em comparação ao ser humano que apenas localiza sons na faixa de 10 Hz a 20.000 Hz.


Apesar do espetáculo, os fogos podem prejudicar a audição dos bichos de estimação
(Foto: Reprodução Fundos Paisagens/ Instituto de Engenharia)


Assim, Paul Smith, presidente do Grêmio Internacional de Pirotecni (Uma organização que atua no uso seguro de fogos de artifício) afirma: “Simplesmente, coloque uma fórmula energética em um tubo confinado sem nenhum lugar para o gás ir. Quando aceso, a pressão aumentará e os fogos de artifício explodirão, produzindo o estrondo”.

O “boom” que ouvimos em datas comemorativas como as recentes (Copa do Mundo, Natal e Réveillon), causa danos graves aos tímpanos nos animais, comprometendo sua audição, em alguns casos, permanentemente.

Ademais, os donos de seus pets criaram ao longo dos anos uma série de medidas para diminuir o foco do tal ato, como dar petiscos, brinquedos, som ambiente que se sobressaia, como a TV ligada, brinquedos, colocá-lo em contato com outros animais, fechar as janelas e portas, e primordialmente não ficar tão perto de janelas, ou áreas que dão mais acesso ao barulho externo.

Por conta da pressão sonora de intensidade forte, algumas células do ouvido interno são destruídas, provocando uma perda auditiva permanente, porque as células do ouvido interno não se regeneram”, afirma a fonoaudióloga Andrea Soares, da Clínica Imong em São Paulo.

Fomentando uma ruptura ou laceração de suas orelhas, afetando consequentemente o psicológico do animal, instalando-se fobias, ansiedade, tremores, vocalização abundante se expressando em choros e latidos ou morte em atuação extrema.

Deste modo, a Assembleia Legislativa decretou em 28 de julho de 2021 o Art. 1º Ficam proibidos a queima, a soltura, a comercialização, o armazenamento e o transporte de fogos de artifício de estampido e de qualquer artefato pirotécnico de efeito sonoro ruidoso no Estado de São Paulo. O não cumprimento da Lei o infrator além de ser locomovido a delegacia será multado em 4.650 reais.

Assim, uma dica é a aniquilação dos fogos ou o uso de fogos sem estampido onde emitem uma quantidade que não chega a 80 decibéis, sendo mais baixos ao que conhecemos. Uma outra dica é se os donos forem viajar no final do ano deixarem seus animais em Creche para pets.

Foto Destaque soluções para preservar a audição de seu pet nas festas de final de ano. Reprodução/Perito Animal.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo