Notícias

Como lucrar no maior e-commerce da América Latina

Influenciador oficial do Mercado Livre dá dicas para montar a sua loja e vender mais no marketplace.

3 min de leitura
28 Set 2022 - 09h43 | Atualizado em 28 Set 2022 - 09h43

De acordo com uma pesquisa feita pela plataforma Uswitch, um serviço de comparação de preços do Reino Unido, o Mercado Livre é o maior site de comércio eletrônico com maior poder na América Latina. Com a implantação do primeiro centro de consolidação localizado em Cajamar, São Paulo, o marketplace deve consolidar cerca de 450 mil pacotes por dia, número que corresponde a cerca de 30% das entregas realizadas no Brasil, conectando o site com mais de 100 destinos do país. 

Para quem já tem o interesse em começar a vender online ou para quem busca um complemento da renda, é importante aproveitar esse momento de crescimento e expansão para montar sua loja na plataforma e faturar. Com isso em mente, conversamos com o especialista Thiago Franco, influenciador oficial do Mercado Livre e empresário que transformou sua realidade financeira com estratégias online que podem ser aplicadas por qualquer pessoa, que compartilhou um pouco da sua visão. "O Mercado Livre pode ser uma fonte de renda mais fácil para quem está começando, principalmente pelas facilidades que a plataforma oferece, bastando apenas estudar bastante e se dedicar", diz o especialista.



Buscar bons produtos para vender

Um erro comum entre os principiantes é vender bem dois ou três produtos e "se apegarem" a eles mesmo quando a fatia de mercado a ser conquistada por eles já saturou. "Assim seu faturamento não cresce, sua empresa fica sempre dependente e você fica tendo que baixar o preço para se manter no faturamento ideal para continuar operando", explica Thiago. "Não adianta nada você ter um produto que vende muito e tem zero lucro ou não gera uma margem de contribuição que paga o trabalho que ele dá, isso é ilusão", completa.

 

Usar facilidades como Mercado Pago e Mercado Envios

A logística e o pagamento são requisitos de extrema importância no Mercado Livre. "Fechar uma venda é a primeira etapa e o trabalho do vendedor não acaba nesse ponto. É preciso pensar na entrega de forma rápida e segura, sem desvios ou atrasos", diz o especialista. O Mercado Envios é uma ferramenta do próprio Mercado Livre que ajuda os vendedores com a parte logística das vendas com segurança, garantindo um melhor preço de frete e uma maior segurança com o reembolso em caso de extravios ou perdas. Além disso, o Mercado Pago também é uma funcionalidade a ser considerada, já que funciona como uma conta digital que o comprador paga e o vendedor pode receber, usar uma linha de crédito e até mesmo, controlar a gestão da sua loja virtual.

 

Oferecer um bom atendimento nas perguntas

"É preciso se atentar não apenas para as notificações de venda, mas também, nas notificações de perguntas sobre os produtos que os possíveis compradores fizerem", alerta Thiago. Um bom atendimento ao cliente começa antes mesmo da venda, por isso, mostrar que está acessível para responder dúvidas e quebrar objeções pode ser o ponto decisivo entre fechar uma venda ou perder um cliente. Ser objetivo, cordial e atender o cliente como se estivesse pessoalmente é essencial para que ele consiga esclarecer a sua dúvida e fechar a compra.

 Entender como o Mercado Livre e suas funcionalidades trabalham e quais são as regras de cada uma delas é o verdadeiro segredo para virar o jogo e conseguir fazer com que o negócio seja cada vez mais lucrativo. Para quem quer aprender mais, Thiago dá dicas diárias em suas redes sociais sem nenhuma "fórmula mágica". Siga @thiagofranco.

Foto Destaque: Reprodução 

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo