Colunista

Como lucrar com o mercado em queda: é possível?

Confira algumas dicas de como você pode manter sua carteira ativa mesmo com mercado não tão favorável

11 Ago 2022 - 17h58 | Atualizado em 11 Ago 2022 - 17h58
Como lucrar com o mercado em queda: é possível? Lorena Bueri

“Riscos de recessão global e bolsas em queda marcam semana no mercado financeiro”, “Mercado em queda desafia investidores” e “Investidores sofrem com mercado em declínio”. Essas são algumas manchetes recorrentes de jornais abordando a queda do mercado financeiro. Em certo momento todos investidores, novatos ou profissionais irão enfrentar um mercado em queda.

O modo como você encara esse momento condiz muito com o tipo de investidor que você é. No primeiro semestre desse ano (2022), por exemplo, o Ibovespa caiu 6%; o S&P 500 recuou 21%, na pior primeira metade do ano desde 1962. A despeito da queda da Bolsa de Valores, há quem tenha ganhado dinheiro, mas sendo desafiado a todo momento. Na matéria de hoje vou abordar justamente sobre isso!

Como operar com o mercado em queda?

Às vezes, um único evento pode ter um impacto significativo nos mercados financeiros. As bolsas de valores estão sentindo o reflexo, deixando milhares de investidores sobrecarregados. Você não precisa ser um deles. Com as dicas certas, é possível sair de períodos de mercado em baixa.

Neste momento, você precisa ter calma. Negociar envolve dinheiro, e dinheiro é tudo que você não precisa perder agora. Coloque as possibilidades no papel, pesquise, reflita. Se você possui um assessor, não hesite em pedir ajuda antes de tomar qualquer decisão. Caso você sempre opere em um certo horário do dia, procure diversificar e ser maleável. Pode ser que em determinados momentos do dia o mercado apresente gráficos ideais para sua estratégia. Além do que, a venda de futuros se torna uma opção viável.

Venda de futuros: uma opção viável

Muitas vezes, alguns investidores vendem futuros como forma de proteção, conhecida como "hedge" de seu portfólio de ações. Quando dizemos que um investidor está comprando ações brasileiras, mas vendendo os mini-contratos de ibovespa ao mesmo tempo, ele está protegido, o que significa que ele protege seus ativos de perdas em um mercado de baixa através dos ganhos dos mini-contratos no futuro.

A venda de futuros também pode ser usada para explorar a especulação para diversificar ganhos.

Comprar mini-contratos e esperar que eles se valorizem não é a única estratégia operacional do mercado financeiro, embora seja a mais conhecida. Em 2016, o filme “A grande aposta” deixou popularmente conhecida a história de um grupo de empresários dos Estados Unidos que decidiram apostar contra a bolsa de ações americana, conseguindo lucrar milhões de dólares durante o crash na crise financeira de 2008.

Confira aula com operações de compra e venda de mini-contratos:



Esse filme se tornou um dos exemplos mais famosos de uma “aposta” cada vez mais comum entre os traders e investidores: o short. A venda a descoberto, como também é conhecida, onde o investidor vende um mini-contrato que não tem, na expectativa de recomprá-lo por um preço menor, e lucrar com essa diferença.

Em todos os casos, sempre enfatizo a importância de manter a calma nesse contexto de baixa do mercado. Crises sempre vão e vem, mas somente investidores com capacidade técnica e estratégias bem definidas conseguem passar por essa fase sem perder seu capital.

Em um dos meus cursos ensino como você pode ser um investidor consistente, operando independente das circunstâncias e até no mercado internacional.

 

Foto destaque: Mercado financeiro. Reprodução/Divulgação

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo