Bem Estar

Como higienizar corretamente os produtos de hortifruti?

Será que frutas, legumes e verduras precisam ser lavados antes do consumo? Tire suas dúvidas sobre o assunto e saiba como evitar doenças na hora de se alimentar.

15 Ago 2022 - 20h17 | Atualizado em 15 Ago 2022 - 20h17
Como higienizar corretamente os produtos de hortifruti? Lorena Bueri

Quando você chega do supermercado com verduras, legumes e frutas, você lava os produtos ou consome assim mesmo? Com a pandemia, nossa preocupação e cuidado com bactérias e germes aumentou, seja na alimentação, na limpeza de objetos ou ao sair de casa, estamos mais conscientes da existência de seres invisíveis a olho nu.

Essa precaução se refletiu no mercado. Atualmente, podemos encontrar diversos produtos que prometem acabar com todas as bactérias em apenas uma lavagem. Mas será que os alimentos precisam mesmo ser lavados?

Segundo o cientista de alimentos Stuart Farrimond, a resposta é sim. A justificativa é simples: não sabemos quem manuseou os insumos antes de nós e por onde esse produto passou até chegar ao supermercado. Além disso, pode haver resíduos de pesticidas e patógenos nas superfícies.

Mas, e agora? Como fazer a limpeza adequada?

Conte com a ajuda da boa e velha água corrente. Sim, é tudo que você precisa. Coloque o alimento debaixo da torneira e esfregue um pouco. Não precisamos de sabão ou misturas milagrosas que estão, na verdade, contribuindo para que a comida tenha mais químicos.

Para alimentos que serão consumidos crus, a orientação é colocar em uma mistura de água e hipoclorito de sódio, encontrado em supermercados. O ideal é deixar agir por 15 minutos e enxaguar bastante. Adicione uma colher de sopa do hipoclorito para cada litro de água.



Segundo especialistas, a limpeza não precisa de nenhuma mágica: apenas água corrente. (Foto: Reprodução/MedPrev)


Cuide da sua saúde

A ingestão de produtos que não foram lavados corretamente pode gerar problemas de saúde em diversas escalas. Febre, dor de barriga, diarreia e mal estar estão entre os mais comuns, já que seu corpo tentará expulsar o que estiver causando problemas.

Com o intenso uso de agrotóxicos, corremos o risco de sermos infectados e desenvolver, a médio e longo prazo, câncer, infertilidade e disfunções hormonais. Procure saber de onde está vindo seu alimento.

Precisamos ficar atentos também à infecção por Escherichia coli, através de frutas, legumes e verduras. O protozoário Entamoeba histolytica, causador da amebíase, é outra ameaça e provoca cólicas, dor abdominal e diarreia.

 

Foto Destaque: Reprodução/Falamart

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo