Tech

Como evitar fraudes em compras online?

Especialista lembra que os programas de fidelidade e de cashback são os grandes atrativos, mas é preciso ficar atento aos riscos

10 Jan 2023 - 14h40 | Atualizado em 10 Jan 2023 - 14h40
Como evitar fraudes em compras online? Lorena Bueri

Por conta da pandemia de covid-19, o brasileiro introduziu em definitivo a compra de produtos online na sua rotina. Isso é estratégico para as empresas, que apostaram nas vendas pela internet, principalmente em períodos de datas comemorativas. Entretanto, isso pode trazer riscos para o consumidor que não tiver cautela, pois, segundo pesquisa realizada pela Unico, metade dos consumidores já foram vítimas de fraudes no e-commerce.

De acordo com Eduardo Esparza, diretor-geral da Espanha e do Brasil da Tenerity, empresa especialista em fidelidade lucrativa e detentora da plataforma de cashback Compra & Volta, os programas de fidelidade são uma das grandes apostas das empresas para atraírem consumidores. Por isso, para que não caiam em golpes e fraudes, alerta: “Primeiro o consumidor deve se atentar ao link, que deve ter na URL a sigla 'https://'. A letra 'S' significa que se trata de um site seguro. Outra dica é ler os termos e condições que as empresas fornecem antes de se cadastrar para evitar surpresas desagradáveis. E, por fim, ter cuidado para não gastar mais do que deveria, apenas pensando no cashback”.

Além disso, Esparza recomenda que o consumidor coloque os benefícios do cashback na ponta do lápis para ver se é, de fato, o melhor negócio no momento, já que alguns benefícios oferecidos pelas lojas como “Frete Grátis” ou uma grande porcentagem de descontos/cashback podem atrair o consumidor para algo irreal. Por isso, quem deseja receber parte do dinheiro gasto de volta e a curto prazo, saiba procurar programas de fidelidade que disponham de tal benefício.

Curto ou médio prazo: qual retorno é melhor?

Esparza lembra, ainda, que o consumidor precisa ter clareza sobre qual é o objetivo ao ter benefícios em suas compras. “Se preferir retorno a longo prazo, é preferível optar por programas de pontos ou cupons. Mas caso queira ter seu dinheiro de volta de maneira rápida, a melhor opção é procurar por programas que ofereçam cashback”, conclui. Ter em mente o que é melhor para o comprador fará com que evite cair em fraudes e golpes também.

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo