Financiar um imóvel no mesmo banco em que já tem negócio, muitas vezes torna-se o processo mais simples do que realizar uma transação em outro banco, pois, a instituição já tem os seus dados, facilitando assim todo o processo, seja de transferência, seja de refinanciamento. Claro que é uma vantagem, podendo ser feito em qualquer banco.
Mas de qualquer forma será que vale a pena financiar? Essa é a pergunta de muitos. A resposta é sim, pois pode ser alavancagem do seu capital, desde que o valor que você tem investido seja superior ao que é pago nele. É uma conta simples, você consegue deixar o seu dinheiro investido render 12% ao ano e faça um financiamento de 9%.
Não é ensinado às pessoas que desejam ter sua casa própria que podem construir ao invés de comprar um imóvel pronto; que pode-se construir uma casa de R$ 1 milhão com R$ 600 mil, comprando o lote e fazendo a construção com uma parcela mais baixa, com taxa de 10% ao ano e deixando o capital investido e rendendo no mínimo 12% ao ano.
Ou o outro modo em que se pensa é o consórcio, pois parece mais vantajoso, se comparado ao financiamento de imóvel e isso faz com que os recursos aplicados durante o financiamento sejam maiores. O investidor pode gastar mais dinheiro para finalizar a compra de um imóvel, por exemplo.
Entretanto, o consenso entre os especialistas é que nem o consórcio, nem o financiamento são as melhores opções para as finanças de qualquer pessoa. O mais indicado é guardar dinheiro para comprar, adquirir o bem à vista, pois a taxa de juros elevada é propícia para isso.
Bancos.(Foto:Reprodução/Espect Best/Pexels).
No Brasil, isso é muito comum, porém o crédito imobiliário é o mais vantajoso, por se tratar de uma modalidade com garantia, então, quando a comprovação envolve uma casa, por exemplo, ele se torna muito mais acessível para parte da população.
Atualmente, temos um crédito de 7% ao ano (programa Casa Verde e Amarela) que varia até 9,10% (SBPE, vindo da poupança) e a Selic, a taxa básica da economia, está em 13,75% ao ano. Muitas vezes as pessoas tendem a colocar o financiamento como vilão sempre e nunca param para analisar os cálculos e ver por si só.
Foto Destaque: Dinheiro com o tempo.Foto:Reprodução/Pexels/Pixabay.