Beleza

Como escolher alimentos que ajudam seus dentes a permanecerem brilhantes e saudáveis

Veja como a nossa alimentação pode influenciar em manter nossos dentes brancos e saudáveis.

16 Fev 2023 - 11h10 | Atualizado em 16 Fev 2023 - 11h10
Como escolher alimentos que ajudam seus dentes a permanecerem brilhantes e saudáveis Lorena Bueri

Se seu sorriso não estiver do jeito que você deseja, reflita sobre o que coloca em sua boca. O consumo de alimentos ou bebidas específicos e o hábito de fumar podem prejudicar a coloração de seus dentes, especialmente com o avanço da idade.

Para manter seus dentes brancos, perolados e reluzentes, é importante descobrir o que consumir - e o que evitar. Alguns alimentos e bebidas podem manchar os dentes, enquanto outros podem auxiliar na resistência às cáries. Por isso, é importante saber quais são os bons e maus hábitos para a saúde dos seus dentes.

A cirurgiã-dentista e especialista em saúde bucal Dra. Bruna Conde comenta que a escovação regular e o uso do fio dental são suas melhores apostas para manter os dentes saudáveis. Mas sim, certos alimentos podem contribuir para sua saúde bucal em geral.

Por exemplo, os alimentos que aumentam a produção de saliva ajudam a remover restos de alimentos dos dentes, bem como a neutralizar os ácidos produzidos durante a mastigação - ácidos que podem corroer o esmalte dos dentes e contribuir para a cárie dentária. Esses alimentos incluem chicletes e bebidas sem açúcar, queijo e leite (laticínios também neutralizam os ácidos na boca).

“Prevenir doenças gengivais também é crucial para manter os dentes saudáveis e o sorriso bonito. Peixe e linhaça são fontes ricas de ácidos graxos ômega-3, que podem ajudar a proteger contra doenças gengivais.” indica Bruna Conde.

Alimentos que devemos evitar os excessos incluem bebidas açucaradas e salgadinhos (o açúcar promove bactérias que aumentam os ácidos que podem corroer o esmalte dos dentes e levar às cáries); alguns alimentos ricos em amido, como arroz, batata e macarrão (que também aumentam os níveis de acidez na boca); e, sim, café, chá e vinho tinto, que podem manchar os dentes.

A cirurgiã-dentista Dra. Bruna Conde ressalta também que nada vai substituir a higiene básica, com escovação dos dentes com uma escova macia, raspagem da língua, fio dental e acompanhamento odontológico regular. Os alimentos podem, sim, te ajudar, se você souber trabalhar de forma inteligente a individualidade de cada um deles.

Alimentos como a maçã, pera, kiwi, melancia, cenoura, coco, amêndoas, castanhas, acelga, pepino, são alguns desses auxiliares. E alimentos como o queijo, leite e frutas frescas, vegetais e alimentos integrais são benéficos e indicados para a saúde dos dentes.

Frutas e vegetais ricos em vitaminas C, como as folhas secas e frutas cítricas (laranja, limão, mexerica, abacaxi, acerola) auxiliam na prevenção dos problemas como a gengivite e periodontite.

Dicas para manter seu sorriso brilhante

Você não terá que desistir do café, vinho tinto ou mirtilos se adicionar um ou mais desses hábitos à sua rotina regular:

- Se você não consegue escovar, que tal tentar enxaguar a boca? Bocheche a água na boca após cada refeição ou lanche. Isso é ainda mais benéfico do que deixar restos de alimentos em seus dentes.

- Aproveite o uso de um canudo! Ele ajuda a guiar os líquidos diretamente para o seu paladar, circulando ao redor de seu sorriso e deslizando suavemente até ao céu da boca.

- Realizar uma boa escovação 20 minutos após as refeições e antes de dormir é fundamental para manter os dentes saudáveis, longe de manchas e cáries. Além de remover a placa bacteriana, a escovação auxilia na prevenção de doenças gengivais e na manutenção do brilho dos dentes.

“Fazer limpezas regulares ajuda a remover e prevenir as manchas. Manter os dentes polidos também ajuda a reduzir a alteração de cor. Além disso, o profissional pode identificar problemas maiores, como cáries, e tratá-los antes que se tornem mais graves.” Finaliza a Dra. Bruna Conde.

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo