Empreendedorismo

Como elaborar um plano de negócios eficiente

Se você tem vontade de empreender e ampliar sua empresa, desenvolvendo uma empresa competitiva e inovadora, o primeiro passo para o sucesso é criar um plano de negócios.

21 Nov 2022 - 14h00 | Atualizado em 21 Nov 2022 - 14h00
Como elaborar um plano de negócios eficiente Lorena Bueri

O plano de negócios é uma ferramenta essencial, pois funciona como um retrato do empreendimento, o que garante uma visão estratégica e assertiva. Sua função é descrever o que é a empresa e quais são seus objetivos. O plano também pode ser uma ótima forma de calcular seus riscos e avaliar incertezas, diminuindo as chances de erro.

Com essa ferramenta, é possível reconhecer se o seu negócio é realmente viável ou não. Além disso, você também aumentará muito a possibilidade de construir uma marca forte e perene no mercado.

Como iniciar seu planejamento de negócios

Antes de tudo, é necessário se questionar sobre a essência do seu negócio, o seu propósito. Em seguida, deve-se avaliar o foco de atuação e as soluções para as necessidades e expectativas dos consumidores.

Descrever de maneira detalhada como o negócio será construído ou expandido, utilizando prazos, planilhas de custos e previsão de receitas, é uma boa forma de planejar, com segurança, os próximos passos da empresa.

Enxergar o seu produto ou serviço também é parte importante do processo de elaboração do plano. Sem informações, o empreendedor se restringe a definir o seu negocio pelos produtos e serviços oferecidos e não pelas demandas dos consumidores.


Reunião de negócios (Foto: Reprodução/Pinterest)


Como montar um plano de negócios eficiente

Para que o plano seja um retrato fiel da sua empresa, a coleta de dados precisa ser bem detalhada e cuidadosa. Confira a seguir algumas dicas:

  • Informações: é essencial reunir alguns dados como, por exemplo, quais produtos e serviços serão ofertados e em qual local o empreendimento vai funcionar.
  • Ramo de atividade: é fundamental detalhar qual o ramo de atividade e quais as possibilidades de atuação no segmento.
  • Mercado consumidor: é indispensável estudar a fundo o consumidor. Este conhecimento ajuda a responder perguntas importantes, como: O que produzir? Qual serviço prestar? Qual o perfil do público-alvo?

Estrutura do plano de negócios

O primeiro tópico do documento é o sumário executivo, um resumo da empresa e do plano de negócios. Em seguida, é necessários adicionar uma descrição da empresa, constando com relatos sobre o surgimento, tempo de existência, parceria e trabalhos realizados.

Ademais, é necessário adicionar uma análise de mercado, o plano de marketing, o plano operacional e o plano financeiro.

 

Foto destaque: Reunião de negócios (Reprodução/Pinterest).

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo