Colunista

Como desintoxicar após as festas de fim de ano

Principalmente no período de fim de ano, alguns alimentos podem fazer com que fiquemos inchados ou 'pesados'. Nesse quesito, existem muitas dicas de frutas, chás e líquidos que podem ajudar na desintoxicação. Veja quais são!

3 min de leitura
02 Jan 2021 - 13h35 | Atulizado em 02 Jan 2021 - 13h35

As ceias de Natal e o ano novo são marcadas pelo exagero. Mesmo que você saiba ou prometa se controlar, acaba cometendo algum deslize… Doces, gorduras e álcool fazem o corpo produzir toxinas e o organismo fica mais ácido, por isso nos sentimos pesados.

A nutricionista Paula Sznajder e o médico Dr. Diogo Vianna, tem ótimas dicas de como orientar e evitar complicações alimentícias de final de ano. Vamos abordar o que esses especialistas recomendam para desintoxicar após as festas de fim de ano.


Nutricionista e médico; desintoxicação; ano novo; virada; natalMédico Dr. Diogo Vianna e a nutrcionista Paula Sznajder dão dicas sobre a desintoxicação. (Foto: Reprodução/Internet)


Enfiou o pé na jaca? Exagerou? Bebeu demais? E agora?

Veremos dicas a partir de agora para desintoxicar o organismo após as festas!

  ü Água na desintoxicação pós-festas: beba de 1,5 a 2 litros de água diariamente; é lei e não pode faltar na dieta detox pós-festas. Ingerir 1 ou 2 copos ainda em jejum expulsa todas as toxinas e ainda “acorda” o metabolismo, fazendo com que ele trabalhe corretamente o dia todo;

  ü Outra opção em jejum é beber água morna com limão e raspas de gengibre. A combinação ajuda o fígado a eliminar as toxinas resultantes da má alimentação e do álcool;

  ü A água de coco também é super recomendada, já que mantém o metabolismo saudável e evita a retenção de líquidos.


desintoxicação alimentícia, ano novo, virada, natal, alimentosA água de coco é recomendada para o metabolismo funcionar de forma correta. (Foto: Reprodução/Pixabay)


ü  Os chás também são aliados para desintoxicar o organismo após as festas, pois, ajudam a combater o inchaço abdominal. Os chás verdes, chá de hibisco, hortelã, erva-doce, capim-limão, cidreira, camomila e de maçã com canela são os melhores por serem diuréticos. Uma boa dica é tomar chá verde ou de hortelã logo após as refeições, assim a digestão fica mais fácil. A dose indicada é até 1 litro por dia; você pode fazer uma jarra de chá e colocar na geladeira.


chá verde, alimentação, desintoxicação, alimentos, natalAlguns chás combatem o inchaço; outros facilitam a digestão. Foto: (Reprodução/Pixabay)


     A nutricionista Paula Sznajder, aborda que Potássio é hidratação, por isso, então, invista nos alimentos ricos em potássio na dieta detox de ano novo.  O mineral devolve a hidratação perdida e ajuda a combater a retenção de líquido. 

Veja onde encontrar potássio: Banana; Melão; Ameixa; Mamão; Espinafre; Amêndoas; Castanhas.

 ü As Frutas cítricas também ajudam o fígado e têm seu espaço na dieta detox de ano novo, já possuem o limonóide, um composto que ajuda o fígado a expelir as toxinas.  Limão, laranja, acerola, kiwi e caju são bons exemplos de frutas cítricas, mas o abacaxi é o que mais trabalha em favor do fígado, como mostra o médico Diogo Vianna;


laranja, desintoxicação, alimentos, natal, ano novoAlgumas frutas cítricas ajudam o fígado, como o limão e a laranja. Foto: (Reprodução/azerbaijan_stockers)


Um detalhe importante de saber: o corpo já faz o detox por si só, então aproveitar a ceia, curtir com a família sem culpa e no dia seguinte continuar a sua rotina de alimentação saudável e fazer uma atividade física no dia seguinte também é uma excelente escolha, orienta a nutricionista Paula Sznajder.

Sempre consulte seu médico nas dúvidas dos alimentos e chás. Principalmente mulheres grávidas, hipertensas e ou diabéticas, precisam de orientação médica.

Esta será a semana detox pós festas.

Venha com a gente!

 

(Foto Destaque: Em época de fim de ano, é difícil conseguir um corpo ideal. Reprodução/jcomp)

Deixe um comentário