Como desintoxicar após as festas de fim de ano

Publicado 02 de Jan de 2021 às 13:35

As ceias de Natal e o ano novo são marcadas pelo exagero. Mesmo que você saiba ou prometa se controlar, acaba cometendo algum deslize… Doces, gorduras e álcool fazem o corpo produzir toxinas e o organismo fica mais ácido, por isso nos sentimos pesados.

A nutricionista Paula Sznajder e o médico Dr. Diogo Vianna, tem ótimas dicas de como orientar e evitar complicações alimentícias de final de ano. Vamos abordar o que esses especialistas recomendam para desintoxicar após as festas de fim de ano.


Nutricionista e médico; desintoxicação; ano novo; virada; natalMédico Dr. Diogo Vianna e a nutrcionista Paula Sznajder dão dicas sobre a desintoxicação. (Foto: Reprodução/Internet)


Enfiou o pé na jaca? Exagerou? Bebeu demais? E agora?

Veremos dicas a partir de agora para desintoxicar o organismo após as festas!

  ü Água na desintoxicação pós-festas: beba de 1,5 a 2 litros de água diariamente; é lei e não pode faltar na dieta detox pós-festas. Ingerir 1 ou 2 copos ainda em jejum expulsa todas as toxinas e ainda “acorda” o metabolismo, fazendo com que ele trabalhe corretamente o dia todo;

  ü Outra opção em jejum é beber água morna com limão e raspas de gengibre. A combinação ajuda o fígado a eliminar as toxinas resultantes da má alimentação e do álcool;

  ü A água de coco também é super recomendada, já que mantém o metabolismo saudável e evita a retenção de líquidos.


desintoxicação alimentícia, ano novo, virada, natal, alimentosA água de coco é recomendada para o metabolismo funcionar de forma correta. (Foto: Reprodução/Pixabay)


ü  Os chás também são aliados para desintoxicar o organismo após as festas, pois, ajudam a combater o inchaço abdominal. Os chás verdes, chá de hibisco, hortelã, erva-doce, capim-limão, cidreira, camomila e de maçã com canela são os melhores por serem diuréticos. Uma boa dica é tomar chá verde ou de hortelã logo após as refeições, assim a digestão fica mais fácil. A dose indicada é até 1 litro por dia; você pode fazer uma jarra de chá e colocar na geladeira.


chá verde, alimentação, desintoxicação, alimentos, natalAlguns chás combatem o inchaço; outros facilitam a digestão. Foto: (Reprodução/Pixabay)


     A nutricionista Paula Sznajder, aborda que Potássio é hidratação, por isso, então, invista nos alimentos ricos em potássio na dieta detox de ano novo.  O mineral devolve a hidratação perdida e ajuda a combater a retenção de líquido. 

Veja onde encontrar potássio: Banana; Melão; Ameixa; Mamão; Espinafre; Amêndoas; Castanhas.

 ü As Frutas cítricas também ajudam o fígado e têm seu espaço na dieta detox de ano novo, já possuem o limonóide, um composto que ajuda o fígado a expelir as toxinas.  Limão, laranja, acerola, kiwi e caju são bons exemplos de frutas cítricas, mas o abacaxi é o que mais trabalha em favor do fígado, como mostra o médico Diogo Vianna;


laranja, desintoxicação, alimentos, natal, ano novoAlgumas frutas cítricas ajudam o fígado, como o limão e a laranja. Foto: (Reprodução/azerbaijan_stockers)


Um detalhe importante de saber: o corpo já faz o detox por si só, então aproveitar a ceia, curtir com a família sem culpa e no dia seguinte continuar a sua rotina de alimentação saudável e fazer uma atividade física no dia seguinte também é uma excelente escolha, orienta a nutricionista Paula Sznajder.

Sempre consulte seu médico nas dúvidas dos alimentos e chás. Principalmente mulheres grávidas, hipertensas e ou diabéticas, precisam de orientação médica.

Esta será a semana detox pós festas.

Venha com a gente!

 

(Foto Destaque: Em época de fim de ano, é difícil conseguir um corpo ideal. Reprodução/jcomp)

Deixe um comentário