Saúde

Como a sua alimentação ajuda no combate ao colesterol

Descubra os alimentos que ajudam a controlar os níveis de colesterol no organismo e os que devem ser evitados para quem quer prevenir esse tipo de problemas de saúde.

09 Ago 2022 - 21h40 | Atualizado em 09 Ago 2022 - 21h40
Como a sua alimentação ajuda no combate ao colesterol Lorena Bueri

A alimentação é uma das ferramentas mais importantes para a manutenção da nossa saúde e bem-estar, é através dela que extraímos os principais nutrientes para nosso organismo e prevenimos doenças.

Uma das principais doenças que uma alimentação de qualidade ajuda a evitar o colesterol alto.

Nossa vida atual nos cerca de alimentos cheios de gordura, o que pode ajudar a aumentar os níveis de colesterol no corpo (LDL - gorduras ruins).

No entanto, a quantidade de colesterol no organismo pode ser regulada através de simples mudanças na nossa alimentação, conheça alguns dos alimentos que mais ajudam no combate ao colesterol alto.

  • Abacate
  • Soja
  • Azeite de oliva e óleo de coco
  • Salmão
  • Amendoim, linhaça, castanhas e amêndoas 

Os alimentos da lista acima são ricos em gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas, componentes que atuam favorecendo o aumento do colesterol HDL, conhecido popularmente como colesterol bom.


Invista em alimentos ricos em HDL - Colesterol bom - para evitar colesterola alto (Foto: Reprodução/Super Saudável)


No entanto, nem todos os alimentos trazem tantos benefícios assim ao controle dos índices de colesterol no organismo, alguns têm o efeito contrário ajudando no aumento dos índices e devem ser evitados, em especial por pessoas que já possuem problemas de colesterol, conheça os principais:

  • Chocolate e bolos industrializados
  • Leite integral, queijos e creme de leite
  • Peixe frito e batata frita
  • Salsicha e banha de porco

Esses alimentos possuem alto teor de gordura e estimulam a retenção de colesterol pelo organismo, por isso, devem ser evitados.


Derivados do leite também possuem muita gordura e devem ser evitados por quem tem problemas com colesterol (Foto: Reprodução/MF Magazine)


Além dos alimentos já citados, a dieta deve ser cuidada como um todo, opte sempre por alimentos mais naturais e evite industrializados, uma boa dica é seguir a dieta mediterrânea, que baseia-se em frutas, legumes, verduras, castanhas e demais alimentos naturais.

 

Foto Destaque: Alguns alimentos podem ajudar no controle dos índices de colesterol no organismo. (Reprodução/Portal Sempre Bem - Pague Menos)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo