Saúde

Como a alimentação na gravidez pode influenciar a saúde do bebê?

Alta ingestão de glúten na gravidez pode aumentar o risco de os filhos desenvolverem diabetes tipo 1, na Europa, os casos da doença vêm aumentando de 3% a 4% ao ano, especialmente entre crianças até 5 anos

07 Nov 2022 - 10h00 | Atualizado em 07 Nov 2022 - 10h00
Como a alimentação na gravidez pode influenciar a saúde do bebê? Lorena Bueri

A alimentação tem uma função essencial tanto no momento pré-gestacional quanto durante a gravidez. Por meio de uma dieta certa, a mãe obtém os níveis de nutrientes de que o bebê precisa, atingindo um harmonia hormonal para que ele se desenvolva bem. Quando existe desnutrição materna ou alimentação inadequada, com grandes números de gorduras ruins, carboidratos, alimentos industrializados e farináceos, há risco de aumento da glicemia (quantidade de açúcar no sangue), ocorrendo mudanças no metabolismo, crescimento do risco de diabetes gestacional, de pressão alta na gravidez e do sobrepeso. É essencial o acompanhamento nutricional durante a gravidez, se for possível, que tenha a data inicial antes da gestação para um preparo mais correto ao corpo.

De acordo com os médicos, o importante é ficar em dia com a balança já no planejamento da gravidez. Trata-se de uma chance de adquirir hábitos saudáveis que vão além da alimentação. Incluir exercícios físicos no dia a dia e tentar diminuir o estresse, por exemplo, são medidas que dão um empurrãozinho na fertilidade e devem se estender, não só durante os nove meses, mas para a vida toda.


Gravidez. (Foto: Reprodução/Pexels)


Apreciar o momento da alimentação, conseguir degustar o alimento, sentir prazer no ato de se alimentar, tudo isso é fundamental no cotidiano de uma gestação. Mas, claro, a premissa de escolher certo o que colocar no prato continua fundamental. Porque, sim, o que e como a grávida interfere na sua saúde e na do bebê, inclusive fora da barriga. Estudos feitos mundialmente, dão conta dessa relação tão delicada. Uma delas, realizada na Dinamarca pelo Danish National Birth Cohort, analisou por volta de 62 mil mulheres em quatro anos, e tiveram a conclusão que a altos níveis de glúten na gravidez pode elevar a chance dos filhos desenvolverem diabetes tipo 1. Na Europa, os casos da doença vêm crescendo de 3% a 4% ao ano, em maior foco entre crianças até 5 anos.

 

 

Foto destaque: Gravidez. Reprodução/pexels.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo