Mundo Animal

Como DNA capturado na atmosfera pode revolucionar Biologia

Pesquisadores conseguiram coletar rastro de DNA deixado pelos animais no ar. Cientistas acreditam que esse método pode ajudar a proteger espécies ameaçadas de extinção.

11 Fev 2022 - 11h40 | Atualizado em 11 Fev 2022 - 11h40
Como DNA capturado na atmosfera pode revolucionar Biologia Lorena Bueri

Dois experimentos recentes conseguiram capturar rastros genéticos que os animais deixam na atmosfera. Uma conquista, que de acordo com os autores da pesquisa, oferece uma nova abordagem para monitorar a biodiversidade e ajudar a proteger espécies que estão em perigo de extinção.

À medida que interagem com o meio ambiente, os seres vivos deixam vestígios de seu DNA por onde passam, como rastros de pegadas ou fezes. E este DNA ambiental (ou, eDNA, pelo nome em inglês) é uma ferramenta útil para detectar uma grande variedade de espécies em diferentes habitats.

Muitos biólogos, por exemplo, já usavam o eDNA que os animais deixam na água para mapear espécies em ambientes aquáticos. No entanto, capturar DNA do ar é muito mais complexo.


Muitos biólogos usam o eDNA que os animais deixam na água para mapear espécies em ambientes aquáticos. (Foto: Reprodução/Getty Images via BBC)


Uma vantagem que a captura de DNA do ar oferece é poder detectar animais que não estão presentes no arredor e, assim, não ser invasivo aos animais. A desvantagem é que o eDNA é facilmente diluído no ar, tornando-o mais difícil de detectar.

Para realizar os experimentos, duas equipes foram separadas — uma na Dinamarca e outra no Reino Unido e Canadá. Para conseguir capturar o eDNA, eles usaram uma série de dispositivos de coleta de ar e os testaram em dois zoológicos europeus.  

A equipe da Dinamarca usou um aspirador à base de água e dois ventiladores – sendo um deles do tamanho de uma bola de golfe –, que foram colocados em três áreas diferentes do zoológico. Com isso, eles obtiveram 40 amostras de ar, nas quais detectaram 49 espécies, incluindo mamíferos, aves, anfíbios, peixes e répteis.

Já a equipe do Reino Unido e do Canadá instalou várias bombas de vácuo com filtros, com as quais recolheram 70 amostras em várias partes do zoológico e conseguiram identificar DNA de 25 espécies, incluindo tigres, lêmures e dingos (um canídeo selvagem da Austrália).

Ambos os experimentos foram bem-sucedidos, detectando eDNA mesmo do lado de fora dos zoológicos.

A professora de Genômica Evolutiva da Universidade de Copenhague e líder do estudo, Kristine Bohmann, disse que os grupos ficaram surpresos quando viram os resultados.

"Os animais estavam do lado de dentro, mas seu DNA estava vazando", disse Elizabeth Clare, professora da Escola de Ciências Biológicas e Químicas da Universidade Queen Mary de Londres.

A professora Clare afirma ainda que: "A natureza não invasiva dessa abordagem a torna particularmente valiosa para observar espécies ameaçadas ou vulneráveis, bem como aquelas em ambientes de difícil acesso, como cavernas e tocas".


O próximo passo é testar a técnica em ambientes menos controlados. (Foto: Reprodução/ Getty Images via BBC)


"A amostragem de ar pode revolucionar o biomonitoramento terrestre e fornecer novas oportunidades para rastrear a composição das comunidades animais, bem como detectar a invasão de espécies não nativas", destacou.

Bohmann disse à BBC News Mundo  que o desafio agora é testar sua técnica em ambientes menos controlados, como uma reserva ou um parque natural, e descobrir quanto tempo o eDNA dura flutuando no ar.

"Esses dois estudos realmente expandem o potencial do eDNA para fornecer informações em várias áreas, desde biodiversidade e espécies invasoras, até saúde pública, apenas para citar algumas", disse Michael Russello, que não esteve envolvido nos estudos, à BBC Mundo.

 

Fonte: BBC News Mundo.

Foto Destaque: Os animais deixam vestígios de DNA ao interagir com o meio ambiente.  Reprodução/Gerry Images.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo