Money

Como Barsi se tornou referência em investimentos

Referência no mercado de investimentos, Luiz Barsi Filho explica como construiu seu patrimônio e se tornou o maior investidor da bolsa de valores brasileira.

01 Ago 2022 - 08h40 | Atualizado em 01 Ago 2022 - 08h40
Como Barsi se tornou referência em investimentos  Lorena Bueri

Luiz Barsi Filho é referência no Brasil quando se trata de investimentos e seu patrimônio está avaliado em R$2 bilhões. Barsi, aos 83 anos, possui o título de maior investidor individual da bolsa de valores brasileira, a B3. Ele acredita que os principais ingredientes para a sua receita de sucesso foram a disciplina e investimentos  a longo prazo.

O contato com os investimentos ocorreu cedo, aos 14 anos Barsi já trabalhava em uma corretora de valores. Com quase 30 anos, preocupado com o futuro insustentável de sua aposentadoria, resolveu desenvolver a própria estratégia de investimentos, a “carteira de ações previdenciária”. 

Esse método consistia em comprar ́papéis de empresas com projetos excelentes e que paguem corretamente os dividendos. A carteira, no primeiro momento, tem um foco menos diversificado, concentrando o capital em poucas mas ótimas companhias. Barsi diz que um dos segredos para um bom investimento é conhecer bem as empresas. Com essa estratégia, garantiu em uma década que ele não precisasse mais trabalhar e ainda ganhou o apelido “rei dos dividendos.


Luiz Barsi falando sobre sua experiência no mercado (Reprodução/Instagram)


Luiz Barsi adota uma filosofia que consiste em uma análise fundamentalista de cada empresa, avaliando cada grau de perenidade e os setores de atividades. Grandes investidores de sucesso utilizam essa filosofia que adota a observação da capacidade de geração de caixa daquela empresa, suas vantagens competitivas e saúde financeira para verificar boas opções de investimento no longo prazo.

Barsi também recebeu o apelido de “Warren Buffett brasileiro” pois utiliza a mesma filosofia do americano, buy and hold, no qual o investidor permanece um longo prazo com as ações em sua carteira, e ainda leva uma vida simples. Seu portfólio é formado por poucas empresas, mas todas de setores permanentes. As companhias são Klabin, Banco do Brasil,  Unipar e algumas na carteira do megainvestidor há mais de trinta anos. 

Pai de cinco filhos, no qual inspirou dois filhos a seguir carreira no mercado financeiro. Louise, aos  26 anos, ensina a metodologia do pai e ainda é uma das fundadoras da empresa de educação financeira digital, Ações garantem o Futuro. Seu outro filho, Luiz Barsi Neto, é assessor de investimentos e entre 2004 e 2009 coordenou a carteira do pai. Ele assessora seus clientes utilizando a estratégia de seu pai.

 

 

 

Foto Destaque: Luiz Barsi Filho. Reprodução/Instagram.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo