Notícias

Começa cessar-fogo da Rússia na Ucrânia durante Natal Ortodoxo

A trégua temporária por parte da Rússia durará 36 horas, por conta do período natalino. Ucrânia não baixará as armas: "Guarde a hipocrisia para si mesmo”, diz Volodymyr Zelensky.

06 Jan 2023 - 21h07 | Atualizado em 06 Jan 2023 - 21h07
Começa cessar-fogo da Rússia na Ucrânia durante Natal Ortodoxo Lorena Bueri

A Rússia afirmou ter iniciado nesta sexta-feira (6), o cessar-fogo de 36 horas na Ucrânia, por conta do Natal ortodoxo, comemorado entre 6 e 7 de janeiro. A trégua é a primeira desde o começo da guerra.


Período de guerra (Foto: Reprodução/Blog da Boitempo)


Segundo Moscou, o ato vai funcionar da seguinte maneira:

  • O cessar-fogo começou ao meio-dia desta sexta, no horário da Rússia, (6h30 em Brasília) e estenderá por 36 horas.

 

  • A trégua é apenas do lado russo. A Ucrânia não acatou ao pedido feito pelo Kremlin para cessar-fogo.

 

  • As armas russas estarão baixas até as 18h de sábado (Horário de Brasília), até lá, não haverá nenhum ataque em território ucraniano.

Apesar do anúncio, houve acusações de ataques de ambos os lados.

Kramatorsk, cidade no oeste da Ucrânia, foi atingida por projéteis russo logo após o anúncio de trégua temporária. O prefeito, Oleksandr Honcharenko, pediu para que os moradores da região fossem para abrigos.

O ministro da Defesa da Rússia acusou a Ucrânia de estar aproveitando da trégua para atacar posições militares russas, mas Kiev nega.

Tropas russas fizeram movimentação em Belarus (que faz fronteira com o país e a Ucrânia) e é aliado do governo de Vladimir Putin. Esse movimento gerou atenção do governo, após um trem transportando soldados e equipamentos militares chegar ao local. Cidades próximas acionaram sirenes por risco de bombardeio.

Kiev também acionou os alarmes, que são ouvidos quase diariamente desde o começo da guerra, mas nenhum ataque foi registrado.

Natal Ortodoxo

A igreja ortodoxa russa celebra o Natal no dia 7 de janeiro, de acordo com o antigo calendário juliano.

A principal igreja do seguimento na Ucrânia, rejeitou a autoridade do patriarca de Moscou, e muitos fiéis alteraram seus calendários nos últimos anos, celebrando o Natal no dia 25 de dezembro, como no Ocidente.

A ideia de cessar-fogo durante o período natalino,  partiu do Patriarca Kiril, polêmico líder da igreja ortodoxa russa e aliado de Putin.

Rejeição por parte da Ucrânia

O governo ucraniano rejeitou a proposta do presidente russo sobre o cessar-fogo, dizendo que “Não vai haver trégua até que o país retire suas forças invasoras de territórios ocupados”.

“A Rússia deve deixar os territórios ocupados, só então terá trégua temporária. Guarde a hipocrisia para si mesmo”, declara Volodymyr Zelensky, assessor do presidente ucraniano.

Joe Biden, presidente dos EUA, também comentou sobre a trégua de 36 horas, dizendo que é “apenas uma estratégia de Putin para tentar pegar oxigênio e planejar novos ataques”.

Foto destaque: Soldados em guerra. Reprodução/Rainews

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo