Notícias

Com previsão de furacão nos EUA confira quais são as categorias do fenômeno

Com previsões de furacão nos próximos dias nos Estados Unidos, entenda quais são as classificações dos vários tipos de furacões, existem ao menos cinco categorias do fenômeno

26 Set 2022 - 21h56 | Atualizado em 26 Set 2022 - 21h56
Com previsão de furacão nos EUA confira quais são as categorias do fenômeno  Lorena Bueri

Nos últimos dias, com as notícias de que um furacão chegaria na América, as buscas para entender mais sobre esse fenômeno cresceram.  

Saffir-Simpson é a escala usada para medir a intensidade dos furacões, além disso, são divididas em 5 categorias que variam em concordância com a velocidade de seus ventos e tempestades. Paralelo a isso, a escala calcula também os possíveis danos que os fenômenos podem causar na região.


Ameaça de furacão. Reprodução: Twitter


Confira as categorias do fenômeno: 

Categoria 1 - Ventos que atingem velocidades de 119 a 153 km/h com ondas que podem vir a 1,5 metros acima do considerado padrão. Esse tipo de furacão acarreta mais danos às propriedades não ancoradas, além de remover detritos, árvores, sinais de trânsito, pode também acontecer algumas inundações em estradas costeiras além de danos nas docas. O furacão Newton que atingiu a costa oeste do México em 2016 é um exemplo dessa categoria  

Categoria 2 - Ventos que variam entre 154 e 177 km/h com ondas chegando até 2,4 metros de altura. Seus danos atingem telhados, portas e janelas de prédios. Ademais, podem arrancar árvores e arbustos, assim como placas e docas. Um exemplo dessa categoria, foi o furacão Katarina, que abalou o Brasil em 2004, acarretou em 3 mortes e pelo menos 75 pessoas feridas.  

Categoria 3 - Nesse tipo, os ventos chegam a até 209 km/h com as ondas de até 3,6 metros. Seus danos atingem pequenas residências e armazéns, destrói a folhagem das plantas e arranca árvores de grande porte. Em 2012, o furacão Sandy atingiu os países do leste caribenho e chegou com força a Nova York e Nova Jersey, matando mais de 200 pessoas.  

Categoria 4 - Com ventos fatais que ficam entre 210 e 249 km/h e ondas que passam de 5 metros de altura. Causam severos danos em casas localizadas na costa e telhados das demais casas. O furacão Earl que resultou em US$ 25 milhões em danos. 

Categoria 5 - O pior tipo de furacão, que leva a destruição e morte por onde passa. Seus ventos passam de 250 km/h e as ondas ultrapassam os 6 metros. Seus danos são inúmeros, a maioria das casas desabam ou são arrastadas pelos ventos, casas pequenas podem se erguer, janelas e portas são destruídas.  O Furacão Katrina em 2005 provocou cerca de 2.000 mortes. 

Foto Destaque: Mapa de furacão. Reprodução: Twitter.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo