Turismo

Com 10,7% de crescimento, turismo em São Paulo recupera patamar pré-pandemia

Dados são do Índice Mensal de Atividade do Turismo (Imat) em parceria com o Observatório de Turismo e Eventos. Para 2023, a expectativa de representantes do setor é de mudanças e mais desempenho positivo.

11 Jan 2023 - 14h08 | Atualizado em 11 Jan 2023 - 14h08
Com 10,7% de crescimento, turismo em São Paulo recupera patamar pré-pandemia Lorena Bueri

Após quase três anos, o turismo na capital de São Paulo retornou pela primeira vez ao patamar pré-pandemia de Covid-19. Em novembro de 2022, o setor atingiu 10,7% de crescimento em comparação com o mês anterior e chegou ao número-índice de 100 pontos, marca que não era vista desde janeiro de 2020.

Os dados foram reunidos pelo Índice Mensal de Atividade do Turismo (Imat), do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em parceria com o Observatório de Turismo e Eventos, da São Paulo Turismo S/A (SPTuris). 


Para o Conselho de Turismo da FecomercioSP, a retomada dos bons índices é uma conquista da indústria “pela sua resiliência durante o período pandêmico e pela sua força para consolidar o crescimento atual” (Foto: Reprodução/CNN Brasil)


Guilherme Dietze, assessor econômico da FecomercioSP, aponta expectativas positivas para o ano atual. “Para 2023, o setor de eventos e o corporativo, irão trazer bastante movimento ao longo desse ano e também o de lazer. Eventos como o carnaval neste ano é um diferencial, já que ano passado não tivemos. O [turismo] corporativo está indo bem, com movimento muito favorável na cadeia toda, ou seja, na área de alimentação, transporte rodoviário, transporte aéreo, hospedagem”, declarou.

No ramo do lazer, mais mudanças são esperadas em resposta aos turistas que chegam à capital buscando roteiros culturais e gastronômicos. “O que a gente vem notando ao longo dos últimos anos é que São Paulo tem se tornado destino não somente no turismo de negócio, mas as pessoas estão viajando inclusive em janeiro, dezembro, nas férias de julho, períodos que eram mais fracos para o turismo de lazer na capital, mas agora mais turistas estão vindo para Paulo para aproveitar a gastronomia, a cultura, o lazer, a recreação, enfim, o que a cidade tem de potencial”, descreveu Dietze. 


Comparado a janeiro de 2020, o Imat avançou 21,9% (Foto: Reprodução/Portal Gov.Br)


Já a presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, Mariana Aldrigui, relatou que novembro foi um mês excelente para a cidade, principalmente pela combinação de feriados, Fórmula 1 e pessoas comprando para a Black Friday e o Natal. A realização do Grande Prêmio automobilístico, inclusive, gerou aumento mensal de 33% na média diária de faturamento do turismo, contabilizando R$41,6 milhões. A quantia é 77% maior do que o geralmente visto em novembro - R$23,5 milhões por dia.

A Fórmula 1 também impulsionou movimentações no tíquete médio de diversos setores turísticos paulistanos. Na seção hoteleira, a taxa de ocupação média disparou de 64,9%, em outubro, para 71,9%, em novembro de 2022, 69% acima do padrão observado no mesmo período, em 2021. Os aeroportos experimentaram desempenho parecido: 162,2 mil passageiros circularam pelos terminais da capital no mês, alta mensal de 6,1% e de 23% em análise anual. 

Os terminais rodoviários, por outro lado, tiveram queda na média diária, passando de 34,6 mil para 33,8 mil. Apesar da redução de 2,3%, em comparação a novembro de 2021, houve uma elevação de 10%.

 

Foto destaque: Com 10,7% de crescimento, turismo em São Paulo recupera patamar pré-pandemia. Reprodução/iG.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo