Bem Estar

Colonoscopia: Saiba o que é, para que é feito e tire dúvidas sobre o exame

Colonoscopia é um dos exames mais onde pessoas têm medo, caiu no imaginário popular como “exame perigoso”. É um exame que sofre bastante preconceito, mas é o que previne um câncer agressivo, Câncer de intestino.

24 Mai 2022 - 09h58 | Atualizado em 24 Mai 2022 - 09h58
Colonoscopia: Saiba o que é, para que é feito e tire dúvidas sobre o exame Lorena Bueri

A colonoscopia é um exame para investigar: tumores, infecções, pólipos. Trata-se de um exame em que o paciente é sedado e é colocado um tubo, pequeno tubo, com uma minicâmera e está, captura imagens e a salva em um computador. É um procedimento muito. Este exame carecerá ser feito a partir dos 45 anos e caso haja problemas familiares (histórico de câncer intestinal), pode ser adiantado em 10 anos, de acordo com a especialista Clarisse Casali.

O preparo consiste em tomar um laxante que estimule a evacuação. Pois, o paciente verá como seu intestino se comporta e a equipe médica possa planejar o exame de acordo com a condição de saúde, para que não apresente problemas na hora do exame e tenha maior comodidade e segurança na hora de ser realizado o exame. Também, existem outros preparos para a realização do exame: O paciente além de tomar um laxante, precisa tomar água, para que não tenha desidratação, no dia anterior ao exame, o paciente tem a alimentação limitada sendo evitado alguns tipos de alimentos gordurosos, para a realização do exame, deverá permanecer em jejum e seguir as orientações médicas.


Exame de colonoscopia (Foto: Drauzio Varella/Uol)


Em alguns casos, as pessoas precisam ficar internadas. Contudo, todo o preparo é feito no hospital ou ambulatório. Depois do exame, o paciente deverá permanecer no local para ser recuperar da sedação e alimentar-se e será liberado de uma a duas horas após o término do exame. Por isso, sempre é recomendado que a pessoa que for realizar o exame, por conta da sedação e para sua segurança, é importantíssimo que esteja acompanhado.

Muito se pergunta se o paciente fica acordado ao realizar o exame e a resposta é: Não. Como é usado um sedativo antes, a pessoa não sentirá dor no momento e nem após o exame. Possa ser que venha ter gases, mas logo passa. Este tipo de exame é muito seguro, pois é feito em nível ambulatorial, pois são feitos todos os tipos de acompanhamento para que o exame seja feito de maneira correta, rápida e segura.

Foto Destaque: Aparelho de Colonoscopia. Reprodução/ Clinica Scoppo

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo