Notícias

Colombianos limpam muro do Cristo Redentor, após prisão por picharem o monumento

Os três homens presos em flagrante não poderão deixar o país e tiveram que realizar a limpeza do local após assumirem compromisso com o Santuário do Cristo Redentor; Caso não é isolado

05 Jun 2023 - 19h30 | Atualizado em 05 Jun 2023 - 19h30
Colombianos limpam muro do Cristo Redentor, após prisão por picharem o monumento  Lorena Bueri

No último sábado (03), três colombianos foram presos em flagrante por pichar o muro do estacionamento do Cristo Redentor, que fica na Zona Sul do Rio, em Laranjeiras. No dia seguinte, o grupo retornou ao local vandalizado para realizar uma limpeza.

Denunciados por testemunhas aos agentes da "Operação Segurança Presente", os homens foram detidos pelos policiais do local e encaminhados para a Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários, onde foram autuados em flagrante pela Polícia Federal.

Segundo a Operação Segurança Presente, em depoimento, o grupo negou ter cometido qualquer infração, mas foram encontradas as latas de tinta utilizados para cometer a depredação.

Na Delegacia Federal, os estrangeiros assinaram um termo de compromisso de não deixar o país e comparecer a um Juizado Especial Federal para a audiência sobre o caso. Além disso, a limpeza e retirada da tinta, feitas no domingo (04), foram prevenientes de um acordo feito com o Santuário do Cristo Redentor.

Pichado após 80 anos

Um caso semelhante ao dos colombianos foi registrado em abril de 2010, quando o monumento estava fechado para obras de restauração. A pichação feita nos braços do Cristo fora descoberta após Izabella Teixeira e Eduardo Paes - ministra do Meio Ambiente e o prefeito do Rio de Janeiro há época – visitarem o monumento para inspecionar a manutenção em curso.

Em declaração, Teixeira classificou o ocorrido como “crime de lesa-pátria”. Além disso, a Prefeitura do Rio de Janeiro se pronunciou afirmando que este seria o primeiro ato de vandalismo sofrido pelo monumento em quase 80 anos.

Segundo a Folha de São Paulo, após identificados, os responsáveis foram indiciados pela polícia por crime ambiental.

Patrimônio Nacional

Inaugurado em 1931 e eleito como uma das novas 7 Maravilhas do Mundo Moderno em 2007, o Cristo Redentor é uma famosa estátua de Jesus Cristo localizada no Rio de Janeiro. Tombado como patrimônio nacional, o monumento é um dos cartões-postais do Brasil e importante ponto turístico.

Foto destaque: Colombianos autuados realizando a limpeza do muro. Reprodução/Segurança Presente

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo