Beleza

Colágeno em pó: Saiba os benefícios, mitos e verdades

Não devemos encarar a ingestão de colágeno em pó como mito, nem como milagre para a melhoria da flacidez. Ela deve ser encarada como um suplemento para manter a qualidade da pele e prevenir a flacidez.

19 Ago 2022 - 14h00 | Atualizado em 19 Ago 2022 - 14h00
Colágeno em pó: Saiba os benefícios, mitos e verdades Lorena Bueri

O colágeno é uma proteína que o nosso próprio corpo produz. Representa mais de 30% do total de proteínas no ser humano, sendo assim, a mais abundante. Alguns anos atrás, as pessoas tinham o hábito de ingerir. Com o tempo, perceberam que não adiantava muito a técnica, pois aquele tipo de colágeno era a molécula inteira e devido ao tamanho, não tinha absorção e nenhuma influência no resultado que se esperava para a pele.  

Com o passar dos anos e com novas tecnologias no momento da fabricação, as indústrias conseguiram deixar essa proteína em um tamanho mínimo para que o corpo consiga absorver rapidamente. O colágeno hidrolisado, com é chamado, contém 20 tipos de aminoácidos, sais minerais e vitaminas. Esse tipo é em pó, ou seja, livre de qualquer tipo de água. A partir daí, ocorre o mesmo processo natural: o colágeno entra em contato com a água e passa a fazer parte da estrutura dos tecidos.

"A ingestão do colágeno hidrolisado em pó não deve ser encarada com um mito, nem como um milagre para a melhoria da flacidez cutânea.  Ela deve ser encarada como um alimento com propiedades especiais para manter a qualidade da pele e prevenir a flacidez" relata Dra. Denise Steine.

 


Colágeno hidrolisado (Foto: Reprodução/Pinterest)


A quantidade significativa de colágeno para melhorar a pele varia de 7 a 11 gramas por dia. No mercado, os produtos disponíveis oferecem os peptídeos de colágeno em forma de saches, goma ou cápsulas. Mas o que muitos não sabem é que para oferecer a mesma quantidade de um só sache, é necessário cerca de 6 a 8 cápsulas.

Após a menopausa, o uso do colágeno é quase obrigatório como suplemento, pois há uma diminuição significativa da sua produção.

Vantagens no uso do colágeno:

O uso do colágeno hidrolisado ajuda no fortalecimento das unhas e cabelos, melhora o aspecto da pele, dando firmeza e hidratação. Ajuda no tratamento contra flacidez, previne o envelhecimento precoce da pele.

Principais mitos sobre o colágeno:

Muito se fala que essa proteína engorda. Isso é um grande mito. Essa proteína não tem quantidade suficiente de calorias para o ganho de peso.

Outro mito é o fato de que o colágeno elimina flacidez e estrias. Embora a proteína seja um aliado na prevenção da flacidez, das estrias, da celulite, ele não tem capacidade de eliminar os problemas já existente.

O que muito se fala é que a gelatina encontrada nos supermercados é rica de colágeno, mito, além desse produto ser industrializado, é uma fonte pobre dessa proteína.

Alerta:

Antes de fazer o uso dessa proteína, é fundamental consultar um especialista em nutrição, para orientação de uma possível necessidade da reposição de colágeno no seu organismo. Se seu corpo já apresenta quantidades suficientes da proteína, o excesso eliminado pela urina pode causar sobrecarga nos rins.

 

Foto Destaque: Reprodução/Pinterest

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo