Notícias

Código 0303 para as ligações de telemarketing passa a valer este mês

Em vigor desde março, medida já valia para chamadas de celular. Agora, a regra da Anatel vale também para as ligações feitas por telefones fixos. As empresas de telemarketing precisarão adotar o código de chamada 0303

08 Jun 2022 - 16h02 | Atualizado em 08 Jun 2022 - 16h02
Código 0303 para as ligações de telemarketing passa a valer este mês Lorena Bueri

Nesta quarta-feira (08), passa a valer o uso do código 0303 para todas as empresas de telemarketing ao realizar chamadas aos clientes. Sendo esse o prazo máximo para a implementação da regra da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) para as redes de telefonia fixa.

Valendo apenas para chamadas originadas de números de telefone celular, a mudança em vigor em março deste ano.

O prefixo será para o uso exclusivo e obrigatório de empresas de telemarketing (oferta de produtos ou serviços por ligações, ou mensagens telefônicas). Porém, empresas de cobranças ou que solicitam doação foram consideradas exceção e não precisaram aderir a nova exigência.

Operadoras de celular

Consumidores também podem pedir o bloqueio de das chamadas de operadoras de celular como Oi, Claro, Tim, etc. Segundo a ANATEL, elas deverão realizar o bloqueio caso o cliente solicite.


Anatel anuncia medidas para bloquear o telemarketing abusivo. (Vídeo: Reprodução/Youtube)


Fraudes

Mas, ainda é preciso estar atento as fraudes, pois muito dessas chamadas são feitas para realizar golpes. Os criminosos burlam o sistema e utilizam números que não foi liberado pela ANATEL, prática essa conhecida como “Spoofing”.

De acordo com a ANATEL, houve um aumento da quantidade de ligações por esses números de seis vezes em 2022.

A ANATEL, aconselha que números fixos que não comecem com o código 0303, sejam denunciados através da operadora de celular.

Punição aos robôs

O órgão também anunciou na última sexta-feira (03), que irá bloquear as empresas que usam robôs automáticos para fazerem as mais de 100mil ligações “abusivas” por dia. Sendo elas, as chamadas que quando atendidas, não chegam a ser completadas sendo desligadas automaticamente após 3 segundos. A medida terá validade de apenas três meses.

Identificação

Aprovado pela ANATEL, no final do ano passado, por meio do ato nº 10.413, o identificador pretende padronizar e identificar as ligações de telemarketing.

Portanto, o código 0303, será para o uso exclusivo de ligações de telemarketing, e as operadoras de telefone móvel e fixa deve permitir a identificação clara desse número, no visor do aparelho do consumidor. E ficará a cargo das operadoras a proibição do uso do código para meios que não foram estabelecidos pela ANATEL.

Foto destaque: Empresas de telemarketing são obrigadas a adotar prefixo 0303 . Reprodução/G1.

 
 
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo