Mundo Animal

Cobra de duas cabeças nasce em Niterói

Uma jararaca deu a luz a um filhote que nasceu morto, com duas cabeças. Animais com bicefalias estão propícios a nascerem mortos, ou morrerem cedo por causa da sua má formação

06 Abr 2023 - 11h40 | Atualizado em 06 Abr 2023 - 11h40
Cobra de duas cabeças nasce em Niterói Lorena Bueri

Uma jararaca do Instituto Vital Brazil, em Niterói, no Rio de Janeiro, deu à luz a um filhote que nasceu com duas cabeças. Essa é uma condição rara, conhecida como bicefalia, e acontece geralmente uma vez a cada 100 mil nascimentos. 

Segundo estudos, a bicefalia é causada por uma divisão incompleta do embrião. Quando isso ocorre em mamíferos, os animais acabam tendo um aborto espontâneo, já que no mundo animal, eles preferem mais a qualidade à quantidade.  

Entretanto, no caso dos répteis e de outros animais que colocam ovos, a formação do embrião não depende mais do animal reprodutor, assim que põe o ovo. E como os ovos são bastante sensíveis ao que ocorre na natureza, aos fatores ambientais, há maiores chances de se ter uma má formação do embrião, podendo gerar os animais com bicefalias com menos raridade do que nos mamíferos. 

Porém, assim como no caso da serpente do Instituto, é bastante comum, que ao eclodirem do ovo, os animais já estejam mortos. E mesmo que caso sobrevivam ao nascer, é pouco provável que consigam viver por muito tempo, devido a diversos fatores. Por exemplo, é possível que os animais nasçam com um coração apenas, tendo que bombear sangue para dois corpos, gerando problemas de saúde no animal com extrema facilidade.


 

A cobra que nasceu morta sendo estudada (Reprodução/ Edson Taciano - IVB)


Ainda assim, para os pesquisadores, um animal dessa raridade ter nascido no Instituto, é um caso positivo, visto que ele poderá ser utilizado como forma de estudo, para se aprofundar mais nos casos de bicefalia nos animais, como também, para outras áreas da ciência, como explica o biólogo Breno Hamdan. 

“Este espécime pode gerar conhecimentos importantes em teratologia, que é a área da ciência que se dedica ao estudo das anomalias e malformações ligadas ao desenvolvimento embrionário. Este conhecimento pode, inclusive, vir a ser aplicado em outras especialidades, como as voltadas à saúde humana” 

O estudo, segundo o biólogo, é feito através das escamas das serpentes, comparando entre os dois animais para averiguar se houve interferência do ambiente, ou se foi algo natural. 

“O que fazemos é comparar as escamas das duas cabeças. O esperado é que as escamas sejam idênticas. Caso não sejam, há indícios de que a formação das escamas sofreu influência epigenética, isto é, sofreu influência do ambiente.” 

Conforme os estudos vão se aprofundando, é através desses escamas que os pesquisadores conseguem observar uma uma mudança genética no animal com essas características.

Foto Destaque: Serpente de duas cabeças do Instituto Vital (Reprodução/Edson Taciano - IVB)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo