Moda

Coachella e seu histórico de apropriação cultural

O festival Coachella ficou conhecido por coisas além da música e das tendências que lançou. O evento, ao longo da década passada, virou sinônimo de apropriação cultural e de polêmicas.

17 Abr 2022 - 13h00 | Atualizado em 17 Abr 2022 - 13h00
Coachella e seu histórico de apropriação cultural Lorena Bueri

Neste fim de semana, ocorrerá o retorno do festival Coachella, aguardado ansiosamente por muitos após o hiato de três ano causado pela pandemia do Coronavírus. Como em edições anteriores, os olhares do mundo estarão voltados para analisar a moda e as atrações do evento.

Em um passado próximo, o festival já foi sinônimo de tendências. A participação de celebridades em festas exclusivas promovidas por marcas do mundo da moda garantia a imagem estilosa do Coachella. Nos últimos anos, entretanto, o foco na moda deu lugar às polêmicas.

O evento ficou marcado por vários desrespeitos a diversas culturas e etnias, mascarados como “boho chic”. Falsificações de cocares de penas pertencentes a povos nativos, testas adornadas com versões desrespeitosas de bindis (o chamado 'terceiro olho' na religião Hindu), dentre outros elementos de outras culturas sendo usados inapropriadamente acabaram virando a imagem do festival. As celebridades não eram exceção na apropriação cultural.


Apropriação cultural no Coachella. (Foto: Reprodução/Getty Images)


Ficando conhecida como “rainha do Coachella”, Vanessa Hudgens já foi mais de uma vez alvo de críticas por apropriar-se de diversas culturas enquanto escondia os incidentes atrás da desculpa do “estilo pessoal”.

Kendall Jenner, em atitude amplamente criticada, mas que infelizmente passou a ser esperada de todo o clã Kardashian-Jenner, apareceu utilizando um Nath indiano (peça matrimonial típica das noivas indianas composta de uma corrente que conecta um piercing no nariz à um na orelha).

A apropriação pode ser encontrada quase que em toda década passada. Alessandra Ambrósio, em 2014, enfrentou a desaprovação de diversos internautas ao postar uma foto vestindo um cocar de penas no Instagram, afirmando na legenda estar se “inspirando para o Coachella”. Entretanto, aparições de variações do item sagrado não tiveram fim com o incidente.

O escritor Dillon Johnsonn, no artigo “Cultural Appropriation at Coachella 2018 No Longer Phases Me as a Black Man” (A apropriação cultural no Coachella em 2018 não mais me surpreende enquanto homem negro), resume com perfeição: “Aqueles que insistem em usar outras culturas como fantasia não tem ideia de seu significado ou da opressão que tais culturas sofrem por utilizarem seus adereços (...)”.

Os participantes do festival não foram os únicos culpados da transgressão, mas a visibilidade e a alta potencialidade do lançamento de tendências no evento acabou colaborando com a transformação do “boho chic” em puro e simples desrespeito.

 

Foto destaque: Apropriação cultural no Coachella. Reproduçao/Getty Images.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo