Beleza

Clean beauty: como fazer a transição para um skincare livre de produtos tóxicos

Clean beauty é forte tendência de estilo de vida que se preocupa com a cadeia de produção de cosméticos. Veja como aderir a um skincare livre de produtos tóxicos.

21 Abr 2023 - 17h43 | Atualizado em 21 Abr 2023 - 17h43
Clean beauty: como fazer a transição para um skincare livre de produtos tóxicos Lorena Bueri

O movimento do clean beauty se torna cada vez mais forte. O termo significa beleza limpa e já ganhou conotação de estilo de vida, no qual mulheres buscam cosméticos livres de ingredientes tóxicos. Mais do que isso, o clean beauty pensa em toda a cadeia, desde a produção até o descarte final. 

O último levantamento divulgado sobre a adesão do clean beauty no Brasil é de 2021. Uma pesquisa da Opinion Box indicou uma mudança de comportamento: 75% das consumidoras disseram que trocaram critérios de escolha de produtos de beleza. Mais de 40% das entrevistadas já optam por cosméticos com pouca química e mais ingredientes naturais.

O país segue a tendência mundial. Naquele mesmo ano, o instituto de pesquisa norte-americano NPD Group mostrou que 68% dos consumidores preferiam marcas que prezavam por ingredientes limpos.

A transição para o clean beauty não é difícil e pode ser feita de forma gradual. Em apenas poucos passos, é possível trocar os produtos e ser adepta de um lifestyle sustentável.

 

Clean beauty ganha cada vez mais adeptas no Brasil. Reprodução/Valeriia Miller/PexelsClean beauty ganha cada vez mais adeptas no Brasil. Reprodução/Valeriia Miller/Pexels


Ressignificando a beleza: um novo lifestyle

O primeiro passo é ressignificar as rotinas de skincare e maquiagem. Para o clean beauty, beleza e sustentabilidade são indissociáveis. É um lifestyle que preza pelo minimalismo e a saúde das mulheres, assim como o bem-estar animal e o cuidado com a natureza.

Os resultados estéticos são tão bons quanto os entregues pelos produtos mais tóxicos. A maioria das empresas que se declaram parte da beleza limpa investem em pesquisas e novas tecnologias. Muitas também são veganas ou cruelty free.

Pele e cabelos seguem bonitos, mas muito mais saudáveis. Afinal, ingredientes limpos, livres de parabenos e outras substâncias nocivas, geram menos alergias, irritações e queimaduras. 

Transição leve e sem danos ao skincare

Para escolher os novos produtos, é preciso entender qual o tipo de pele da mulher e qual rotina de cuidado ela deseja. Há skincares mais simples ou com vários passos. Isso deve ser estabelecido em conjunto com o dermatologista.

Ao contrário do que muitos pensam, a transição não precisa ser do dia para noite. A consumidora pode definir quais cosméticos vai passar a usar e fazer a troca à medida que os que já usa forem acabando. 

Para garantir que os ingredientes são realmente naturais, é importante checar a formulação no rótulo. Também há selos e certificadoras internacionais que atestam o compromisso da marca com a cadeia sustentável.


Clean beauty é minimalista e sustentável. Reprodução/Karolina Grabowska/Pexels

Clean beauty é minimalista e sustentável. Reprodução/Karolina Grabowska/Pexels


Descarte seguro e menos impacto ambiental

As marcas de clean beauty tendem a também se preocupar com o final da cadeia de consumo. Além de fórmulas limpas, o impacto ambiental é reduzido também por embalagens biodegradáveis

Muitas empresas criam campanhas e espaços para o descarte correto dos materiais, o que impede maiores danos ao meio ambiente. Em geral, as consumidoras que aderem à prática ganham vantagens em novas compras.

 

Foto de capa: Skincare sustentável é nova escolha da maioria das mulheres. Reprodução: Koolshooters/Pexels

VEJA TAMBÉM

Comitê americano dificulta ações da Polícia Federal para coibir perfis envolvidos em milícias digitais  Lorena Bueri

Comitê americano dificulta ações da Polícia Federal para coibir perfis envolvidos em milícias digitais 

O Comitê de Assuntos Judiciários dos Estados Unidos é composto por maioria de parlamentares que são contra solicitações do Ministro Alexandre de Moraes, o que dificulta o trabalho da Polícia Federal
Belo viaja com Thiaguinho após boatos de separação com Gracyanne Lorena Bueri

Belo viaja com Thiaguinho após boatos de separação com Gracyanne

Belo foi visto no aeroporto do Rio nesta quinta feira (18) acompanhado do também cantor Thiaguinho. Segundo sites , o cantor que é casado há 16 anos com Gracyanne Barabosa estaria com o casamento chegando ao fim. Conforme fontes próxima ao casal, ele
Gisele Bündchen fala sobre a força da maternidade em nova campanha de joias Lorena Bueri

Gisele Bündchen fala sobre a força da maternidade em nova campanha de joias

Modelo abre o coração em nova ação de Dia das Mães
Presidente-executivo da Petrobras nega alterações em preços de combustíveis Lorena Bueri

Presidente-executivo da Petrobras nega alterações em preços de combustíveis

O preço do Brent, referência global do petróleo, oscila bastante este mês, quando chegou a atingir a cotação máxima impactado pelas tensões entre Israel e Irã
Atalanta é derrotado por Liverpool, mas se classifica para às semifinais da Liga Europa Lorena Bueri

Atalanta é derrotado por Liverpool, mas se classifica para às semifinais da Liga Europa

Time italiano sofre derrota em segundo jogo pelas quarta de final da Liga Europa, mas se classifica para com placar agregado da primeira partida
Karol G é confirmada para Rock in Rio 2024 no mesmo dia de Katy Perry Lorena Bueri

Karol G é confirmada para Rock in Rio 2024 no mesmo dia de Katy Perry

A cantora se apresenta no "Dia delas", que também terá participação de Iza, Gloria Gaynor, Ivete Sangalo e Cyndi Lauper. A colombiana também já tem show marcado em São Paulo
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo