Saúde

Cirurgião explica se viajar de avião pós-cirurgia plástica pode causar prejuízos à saúde

Após modelo britânica viralizar nas redes sócias, médico cirurgião explica se voar de avião após cirurgias pode gerar problemas.

28 Out 2022 - 11h14 | Atualizado em 28 Out 2022 - 11h14
Cirurgião explica se viajar de avião pós-cirurgia plástica pode causar prejuízos à saúde Lorena Bueri

Viralizaram nas redes sociais recentemente imagens de uma modelo britânica afirmando que sua cabeça teria “explodido” durante uma viagem de avião que fazia. A mulher afirmou em vídeos que havia acabado de fazer um procedimento estético realizado na pálpebra, que tem o objetivo de delinear o olhar, alongando a abertura e levantando o canto externo do olho.

De acordo com o médico cirurgião-plástico Bora Kostic, que é membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e membro ativo da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e da Sociedade Americana de Cirurgia Estética, alguns cuidados pós-cirúrgicos precisam ser realizados em todos os casos de pacientes que acabaram de realizar cirurgias.

“Pelo que ela falou foi feito um procedimento cirúrgico e somente estético, como por exemplo, preenchimento. Esse tipo de procedimento, cantoplastia, é uma cirurgia que de qualquer forma deixa os hematomas, principalmente na pálpebra inferior. Pela foto não se observa nenhuma assimetria, portanto nenhum ponto “soltou””, disse.

“Danos pós-cirúrgicos como uma trombose podem ser gerados em viagens mais longas, o que não significa que os pacientes não podem viajar de avião. No caso de uma abdominoplastia, por exemplo, pode provocar isso mesmo sem viajar, caso o paciente não se movimente a  cada duas horas. E isso pode acontecer mesmo dentro do avião”, disse.
Weronika afirma que sentiu um sangramento em sua cabeça durante o voo e explicou que, por conta da pressão da cabine do avião, alguns dos pontos abriram durante o trajeto.

No entanto, no caso da modelo, o médico observou que seria necessário avaliar o caso individualmente para saber se a mulher realmente tinha condições de viajar.

O médico ressaltou que é muito importante, dependendo de alguns fatores, como o tipo da cirurgia, do estado físico do paciente e da avaliação médica, que ele espere pelo menos 15 dias para fazer uma viagem de avião de longa duração.

“Qualquer procedimento precisa ser feito com um cirurgião-plástico conhecido, renomado e experiente. Os pacientes precisam seguir os conselhos dos seus médicos e caso haja algum problema, retornar ao médico”, disse.

Por fim, o médico disse que no mundo existem muitos brasileiros que preferem fazer cirurgia “em casa”, portanto, antes de definir a data do procedimento, viabilizam a vinda ao seu país.


Dr. Bora Kostić (Foto/Reprodução)


“Hoje é muito fácil fazer uma consulta on-line e combinar a data certa de ida e de retorno, para evitar no máximo qualquer tipo de complicações, que por sua vez podem ser até graves, como trombose. Deixando bem claro, que esse tipo de complicação pode aparecer sem cirurgia também. Nessas viagens mais longas, uma simples caminhada a cada duas horas, pode prevenir esse tipo de problema”, finalizou.

Siga o Dr. Bora Kostić nas redes sociais.
 
Dr. Velibor Kostić
 
Foto Destaque: Reprodução
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo