Notícias

Ciro Gomes e PDT declaram apoio a Lula no 2º turno

Segundo o presidente do PTD, Carlos Lupi, a decisão do partido de apoiar Lula foi unânime, mesmo após seu candidato, Ciro Gomes, criticar o candidato do PT em sua campanha.

04 Out 2022 - 14h27 | Atualizado em 04 Out 2022 - 14h27
Ciro Gomes e PDT declaram apoio a Lula no 2º turno Lorena Bueri

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) declarou nesta terça-feira (4) que irá apoiar o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT) no segundo turno das eleições para o cargo de Presidente da República contra o presidente Jair Bolsonaro, do Partido Liberal (PL).

O anúncio foi feito após a reunião da Executiva nacional do partido. O presidente do partido, Carlos Lupi, revelou que a decisão de apoiar Lula foi unânime entre todos os membros do partido. "Uma hora e meia de reunião com toda a Executiva Nacional do partido, mais os presidentes estaduais, os presidentes de movimentos, os deputados federais de mandato, senadores. E tomamos uma decisão unânime, sem nenhum voto contrário, a decisão de apoiar o mais próximo da gente, que é a candidatura do Lula", disse o presidente do PDT, que referiu o apoio a Lula como uma “candidatura 12+1”.

Carlos Lupi também anunciou que Ciro Gomes, candidato à presidência pelo PDT, “endossou” com a decisão do partido, e vai apoiar o candidato do PT neste segundo turno, mesmo após criticá-lo durante sua campanha. "Eu falo pelo partido. Ele (Ciro) fará, participou da reunião, e disse que endossa integralmente a decisão do partido", relatou Carlos Lupi. "O Ciro não viajará, ficará aqui no Brasil e já declarou o apoio ao partido", completou. Porém, apesar do apoio, Ciro não deve fazer parte de nenhuma campanha a favor de Lula.


Carlos Lupi, presidente do PDT, e Ciro Gomes durante campanha (Foto: Reprodução/Ailton de Freitas/Agência O Globo)


Ciro Gomes acabou em 4º lugar após a apuração de todas as urnas no primeiro turno, com apenas 3% dos votos (3,5 milhões de votos). Luiz Inácio Lula da Silva acabou com 57,2 milhões de votos (48,4%), e Jair Bolsonaro finalizou o primeiro turno com 51,07 milhões de votos (43,2%) e vão disputar o segundo turno no dia 30 de outubro.

 

Foto destaque: Lula e Ciro Gomes (Reprodução/Exame)

VEJA TAMBÉM

Hamas recusa negociações de reféns até cessar-fogo em gaza: impasse persiste com Israel Lorena Bueri

Hamas recusa negociações de reféns até cessar-fogo em gaza: impasse persiste com Israel

Hamas recusa negociações de reféns com Israel até cessar-fogo em Gaza. Impasse persiste na libertação de 17 mulheres e crianças.
Atlético-MG vence jogo, impedindo título antecipado de Palmeiras neste domingo Lorena Bueri

Atlético-MG vence jogo, impedindo título antecipado de Palmeiras neste domingo

Palmeiras dependia desse e mais resultados para seu título antecipado; agora, tentará conquistar o título do Brasileirão na última rodada, quarta-feira
Kamala Harris reforça compromisso dos EUA: Nenhuma realocação forçada em gaza e apoio a objetivos de Israel Lorena Bueri

Kamala Harris reforça compromisso dos EUA: Nenhuma realocação forçada em gaza e apoio a objetivos de Israel

Kamala Harris assegura que os EUA não aceitarão realocação forçada de palestinos em Gaza, destacando apoio a objetivos militares de Israel e preocupação com o sofrimento civil.
Rayssa Leal conquista o bicampeonato da SLS com maior nota da carreira Lorena Bueri

Rayssa Leal conquista o bicampeonato da SLS com maior nota da carreira

A brasileira levantou o ginásio do Ibirapuera, com uma nota 9 em uma das voltas e foi campeã da Liga Mundial de Skate Street, para alegria dos fãs em São Paulo
Em descoberta rara, dente de megalodonte é encontrado em praia da Flórida Lorena Bueri

Em descoberta rara, dente de megalodonte é encontrado em praia da Flórida

A aposentada Beth Orticelli encontra um dente de megalodonte, um tubarão pré-histórico, durante um passeio na praia de Venice, na Flórida, uma descoberta considerada uma ‘anomalia’ pelo Museu da Flórida.
Primavera Sound: Marisa Monte homenageia Rita Lee ao lado de viúvo Roberto de Carvalho Lorena Bueri

Primavera Sound: Marisa Monte homenageia Rita Lee ao lado de viúvo Roberto de Carvalho

Marisa subiu ao palco da Primavera Sound cantando clássicos de seu repertório e homenageou a cantora Rita Lee com singles que marcaram gerações e trazendo nostalgia
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo