Notícias

Cinco partidos se unem e criam maior bloco da Câmara, com 142 deputados

O deputado Fábio Macedo (Podemos-MA) foi definido para ser o líder do grupo. Formado por MDB, PSD, Republicanos, Podemos e PSC, o bloco reúne partidos aliados ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

30 Mar 2023 - 20h00 | Atualizado em 30 Mar 2023 - 20h00
Cinco partidos se unem e criam maior bloco da Câmara, com 142 deputados Lorena Bueri

Nesta quinta-feira (30) cinco partidos finalizaram a formação de um grande bloco na Câmara dos Deputados. O grupo contém 142 parlamentares e será o maior da Casa.

O grupo é formado por MDB, PSD, Republicanos, Podemos e PSC, reúne partidos aliados ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e também partidos que haviam declarado independência ou sinalizado oposição.

Os blocos parlamentares têm um papel de destaque na distribuição de vagas nas comissões permanentes e também na ordem de escolha dos cargos na Mesa Diretora e na presidência de comissões.

O deputado Fábio Macedo (Podemos-MA) foi escolhido como líder do bloco consolidado e informou que:  “Unimos as lideranças dos partidos para juntos seguirmos defendendo e levantando as bandeiras programáticas como a independência do parlamento, a despolarização política, a busca por consensos, a defesa da democracia e o desenvolvimento do Brasil”.

É o primeiro mandato como deputado federal de Fábio Macedo.


Arthur Lira, presidente da Câmara (Foto:Reprodução/Pablo Valadares/Divulgação Câmara)


Desde o dia primeiro de fevereiro que os cinco partidos que formam o bloco já estavam unidos para que Arthur Lira fosse reeleito à presidência da Casa.

Antes eram 15 partidos, individuais ou unidos que estavam em federações partidárias também estavam na composição, porém com o passar dos dias, algumas silvas acabaram deixando o grupo e agora só reúne somente MDB, PSD, Republicanos, Podemos e PSC.

Arthur Lira (PP-AL) é o presidente da Câmara, ele se reuniu na quarta-feira (29) com os líderes do novo bloco e escreveu nas redes sociais que sempre defendeu a unidade para reduzir o número de partidos, fortalecendo-os e dando à sociedade confiança no sistema partidário.

O partido de Lira e o União Brasil tentaram, recentemente, formar uma federação, porém o plano acabou não prosperando. Mesmo que a ideia tivesse ido adiante, a nova legenda contaria com 108 deputados e então não atingiria o número de representantes do novo bloco.

Foto Destaque: Partidos anunciam formação do maior bloco da Câmara, com 142 deputados federais (Foto:Reprodução/Ed Alves/CB/DA PRESS)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo