Saúde

Cientistas do Texas desenvolvem "tatuagem eletrônica", capaz de monitorar a pressão arterial por até 5 horas

O monitoramento contínuo do dispositivo, que é chamado de e-tattoo, permite que possa fazer medições da pressão arterial em todos os tipos de situações.

24 Jun 2022 - 15h22 | Atualizado em 24 Jun 2022 - 15h22
Cientistas do Texas desenvolvem 'tatuagem eletrônica', capaz de monitorar a pressão arterial por até 5 horas Lorena Bueri

Em um novo experimento realizado por pesquisadores da Universidade do Texas, em Austin, nos Estados Unidos, um protótipo de tatuagem eletrônica foi desenvolvido e podendo ser utilizado no pulso por horas como um medidor de pressão arterial, tendo as mesmas funções e fazendo o mesmo trabalho que os equipamentos convencionais já disponíveis nos mercados. As descobertas foram publicadas na revista científica Nature Nanotechnology.

A pressão arterial é um dos indicadores mais importantes quando e trata da saúde do coração. Entratanto, é difícil fazer a medição com frequência e confiabilidade quando não se está em um consultório.


Tatuagem capa de medir a pressão arterial (Foto: Reprodução/Divulgação)


Mas Deji Akinwande, professor do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade do Texas e uma das pessoas que coordenou o projeto, disse em um comunicado que “métodos que fazem a medição fora das clínicas, sem manguito, são muito limitados”.

O monitoramento contínuo do dispositivo, que é chamado de e-tattoo, permite que possa fazer medições da pressão arterial em todos os tipos de situações: em momentos de alto estresse, durante o sono, e em atividade física exercício, podendo fornecer milhares de medições a mais do que qualquer dispositivo disponível no mercado. O e-tattoo foi capaz de coletar dados precisos durante cinco horas.


E-Tattoo de monitoramento de pressão arterial (Foto: Universidade do Texas em Austin)


Existem outros dispositivos, como smartwatches, que podem fazer essas medições. Mas, de acordo com os pesquisadores, eles ainda não podem ser considerados pelas ciência como medidores de pressão, já que não estão prontos para poderem fazer o monitoramento da pressão arterial, pois os relógios deslizam no pulso e podem estar longe das artérias, diminuindo os resultados precisos.

No caso do e-tattoo, o grafeno, um dos materiais mais fortes e finos existentes, é o componente chave. O material da tatuagem é semelhante ao grafite encontrado em lápis, porém os átomos estão organizados em finas camadas.

As tatuagens eletrônicas são utilizadas como um material pegajoso e elástico que envolve os sensores, que é confortável de usar por longos períodos e não desliza na pele.

 

Foto destaque: Pessoa medindo a pressão arterial. Reprodução/Divulgação

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo