Tech

Cientistas desenvolvem luva capaz de sentir objetos no metaverso

Pesquisadores da NUS desenvolveram um novo tipo de luva háptica que promete aprimorar a sensação de toque dos usuários em um ambiente de realidade virtual (RV), proporcionando uma experiência muito mais realista dentro do metaverso.

19 Jan 2023 - 20h04 | Atualizado em 19 Jan 2023 - 20h04
Cientistas desenvolvem luva capaz de sentir objetos no metaverso Lorena Bueri

Cientistas da Universidade de Singapura (NUS) criaram uma luva háotica de realidade virtual capaz de sentir objetos no metaverso. O objetivo da criação é permitir que médicos utilizem a luva para praticar técnicas dentro de plataformas imersivas. A tecnologia é feita com dedos pressurizados, movimentos restritos que imitam a sensação real de pegar objetos e a previsão da produção está agendada para ter início nos próximos anos.

Primeiramente o HaptGlove, como foi nomeado o equipamento, relativamente pequeno, leve e não possui nenhum tipo de cabo ou amarras, está sendo testado somente por estagiários da National University Health System para aprimorar técnicas como a utilização de verificação de pulso de um paciente e dispositivos cirúrgicos. De acordo com os desenvolvedores, a tecnologia foi projetada para ser leve, acessível e rápida nas respostas aos usuários comparada às luvas já disponíveis no mercado.


Cientistas que desenvolveram o protótipo da luva (Foto:Divulgação/Universidade de Singapura)


A luva háptica é um grande avanço para a área da medicina e futuramente pode ser testada também para jogos imersivos. A criação também ganhou destaque positivo por ser uma fantástica peça de tecnologia vestível de encontrar o metaverso em tempo real.

“O conceito de luvas hápticas não é novo, mas as tecnologias atuais não são capazes de fornecer uma sensação de toque realista. Motores de vibração e atuadores pneumáticos convencionais não conseguem replicar características como dureza e forma no mundo real”, explica o professor Lim Chwee Teck, autor principal do estudo. Segundo o Yahoo.

A luva HaptGlove incorpora um controle pneumático muito mais leve, baseado em uma tecnologia recente de detecção microfluídica desenvolvida pela equipe, que promete reduzir significativamente o tamanho e o peso da luva, sem a necessidade de acessórios volumosos para funcionar.

A luva possui cinco pares de módulos de feedback háptico, um para cada dedo da mão do usuário. Esses módulos responsivos e adaptáveis são controlados sem fio e conseguem detectar um objeto de realidade virtual conforme seu tamanho, forma e rigidez.

Foto Destaque: Cientista da NUS. Reprodução/Universidade de Singapura.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo