Mundo Animal

Cientistas descobrem mistério da centopeia chinesa, que apesar de cega, percebe a luz solar

Eles perceberam que a temperatura das antenas aumentavam quase imediatamente quando expostas à luz solar, e isso acontecia de forma rápida: até 9°C em poucos segundos.

24 Fev 2023 - 19h58 | Atualizado em 24 Fev 2023 - 19h58
Cientistas descobrem mistério da centopeia chinesa, que apesar de cega, percebe a luz solar Lorena Bueri

Não é de hoje que a centopeia chinesa da cabeça vermelha (scolopendra subspinipes mutilans) deixa os cientistas intrigados. Esse artrópode é encontrado em regiões ao leste da Ásia e também, na Oceania, tem um corpo longo e segmentado em cor preta, pernas amarelas e uma cabeça grande vermelha, sem olhos, mas com grandes antenas. Através da boca possui capacidade de morder e injetar veneno em presas, predadores e humanos que pisam nele.



As antenas atuam como sensores térmicos. (Foto:Reprodução/Estudo Prático)


Anteriormente, estudos já haviam mostrado que, mesmo com a condição de cegueira, essa espécie evita a luz do sol, entretanto, não se sabe se seria também para evitar a exposição a possíveis predadores ou a altas temperaturas. Além do mais, outros estudos demonstraram que esse animal não possui fotorreceptores, ou seja, órgãos que percebem estímulos de luz.

 

Como a centopeia chinesa consegue detectar a luminosidade?

Especialistas em florestas da Northeast Forestry University, da China, em parceria com colegas da Escola de Medicina de Zhejilang University, descobriram através de testes de laboratórios como exatamente esses animais, cegos, percebem a luz. No artigo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, os pesquisadores explicaram como colocaram as centopeias em ambientes diferentes e qual foi a reação delas à luz. Além disso, eles utilizam câmeras que medem a temperatura do corpo para monitorar possíveis alterações.

Eles então perceberam que a temperatura das antenas aumentavam quase imediatamente quando expostas à luz solar, e isso acontecia de forma rápida: até 9°C em poucos segundos. Para ter solidez que são as antenas que detectam o calor da luz, os cientistas cobriram as mesmas e os animais não conseguiram ter percepção de luminosidade. Segundo os responsáveis pela pesquisa, as antenas dessas centopeias funcionam como sensores de calor da luz e têm receptores térmicos, denominados de BRTNaC1. “Nossa análise prova que esses artrópodes apresentam um mecanismo sofisticado para detecção de luz indireta”, disseram.

 

Características dos artrópodes

Artrópodes são animais invertebrado com membros locomotores articulados em número par, possui corpo dividido em segmentos metaméricos e esqueleto externo coberto de um tegumento quitinoso. Eles compõem mais de 75% das espécies de todo o reino animal e suas principais classes são: crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes.

Na língua portuguesa, são denominadas como lacraia e se alimentam de vermes, insetos, aranhas, baratas e pequenos moluscos e habitam em locais úmidos.

 

Foto Destaque: Centopeia de cabeça vermelha. Reprodução/Conexão Planeta

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo