Tech

Cientistas descobrem buraco negro bilhões de vezes maior que o sol

O buraco negro recentemente descoberto, perde em tamanho para o maior já encontrado o TON 618, que possui mais que o dobro de sua massa e cerca de 66 bilhões de vezes a massa do Sol.

05 Abr 2023 - 13h50 | Atualizado em 05 Abr 2023 - 13h50
Cientistas descobrem buraco negro bilhões de vezes maior que o sol Lorena Bueri

Grupo de cientistas descobriram um buraco negro localizado na galáxia Abell 1201 BCG. De acordo com o site EurekAlert, o objeto tem 30 bilhões de vezes a massa do sol, sendo considerado um dos maiores já encontrados de acordo com os autores do estudo. A identificação do objeto foi possível por meio de um arco de luz distorcida em seu campo gravitacional.

James Nightingale, do departamento de física da Universidade de Durham disse que  “este buraco negro em particular, que tem mais de 30 bilhões de vezes a massa do nosso Sol, é um dos maiores já detectados e está no limite superior do tamanho que acreditamos que os buracos negros podem atingir, por isso é uma descoberta empolgante". A descoberta do buraco negro é de extrema importância para entender o tamanho desses objetos, que é determinada pela quatidade de luz absorvida. Pesquisadores da universidade de Durham, no Reino Unido, afirmaram que o objeto foi encontrado por causa das lentes gravitacionais e ele se encontra a 2,7 bilhões de anos-luz. 

As lentes gravitacionais causam distorção nas luzes que o cerca, e quase sempre estão ligadas a presença de buracos negros. Foi graças à presença das lentes que foi possível detectar a presença desse novo objeto. Os pesquisadores elaboraram um vídeo para explicar melhor como foi feita a descoberta. 



O buraco negro recentemente descoberto, perde em tamanho para o maior buraco negro já encontrado, o TON 618, que possui mais que o dobro de sua massa e cerca de 66 bilhões de vezes a massa do Sol. Os buracos negros são conhecidos por sua alta densidade e campo gravitacional extremamente forte capaz de distorcer o espaço-tempo e causar desacelaração dos objetos que por eles são capturados. Por causa da gravidade desses objetos ser extremamente forte ela cria um horizonte de ventos, onde nem a luz consegue escapar.

Foto destaque: Imagem computadorizada de um buraco negro. Reprodução/TecMundo.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo