Saúde

Cientistas de Oxford testam vacina contra câncer de próstata, pulmão e ovários

O novo imunizante ataca proteína liberada pelas células cancerígenas, a vacina pode representar importante avanço para a ciência no tratamento de vários tipos de câncer.

13 Mai 2022 - 19h42 | Atualizado em 13 Mai 2022 - 19h42
Cientistas de Oxford testam vacina contra câncer de próstata, pulmão e ovários Lorena Bueri

Pesquisadores da farmacêutica britânica Oxford Vacmedix, empresa fundada por cientistas da Universidade de Oxford no Reino Unido, estão realizando testes em voluntários com uma nova vacina contra três tipos de câncer: Próstata, pulmão e ovário. 

O imunizante ataca uma proteína específica chamada survivina, produzida pelas células cancerígenas e usada para reduzir as ações do sistema imunológico, evitando que ele as ataque e fazendo com que a progressão do tumor avance mais profundamente. 

De acordo com a empresa responsável, a vacina foi fabricada a partir de uma versão sintética da proteína original, que foi utilizada para “ensinar” o corpo a reconhecer e atacar os tumores cancerígenos.

A substância está sendo testada em 35 pacientes com câncer no Reino Unido, cada um deles receberá três doses do imunizante, com um intervalo de duas semanas entre elas, e serão monitorados durante os seis meses seguintes para acompanhar os efeitos da vacina na progressão dos tumores.


Tumor câncerígeno no corpo humano (Foto: Reprodução/ Olhar Digital)


De acordo com os pesquisadores, os resultados iniciais mostraram-se promissores com , mas ainda são necessárias várias etapas da pesquisa realizadas a longo prazo a fim de evitar possíveis efeitos colaterais e para que a vacina chegue às prateleiras das farmácias.

Embora inicialmente espere-se que a vacina apresente efeitos apenas em cânceres de próstata, pulmão e ovários, existe a expectativa que ela também seja funcional para os demais, trazendo esperança no tratamento oncológico.

O imunizante é esperado com expectativa pela comunidade científica, pois representa um enorme avanço no tratamento de tumores cancerígenos, uma das doenças mais letais atualmente, segundo levantamento da OMS, o câncer é a segunda principal causa de morte no mundo em 2018, responsável por mais de 9 milhões de óbitos. Mundialmente, sete em cada dez mortes estão relacionadas à doença e 70% dos casos, ocorrem em países de baixa e média renda, com a produção da vacina o tratamento pode ser barateado.

Foto Destaque: Vacina contra câncer. Reprodução/ SoCientífica.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo