Saúde

Cidades brasileiras têm aumento de casos de Covid - 19, especialistas recomendam uso de máscaras

O cenário é de aumento de casos e mortes pelo coronavírus nas cidades do estado de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e no Paraná e a queda no ritmo de vacinação.

24 Mai 2022 - 11h52 | Atualizado em 24 Mai 2022 - 11h52
Cidades brasileiras têm aumento de casos de Covid - 19, especialistas recomendam uso de máscaras Lorena Bueri

Nesta segunda-feira (23) o órgão de vigilância epidemiológica de Santa Catarina anunciou a queda de vacinações nas cidades brasileiras e o aumento de casos e mortes pelo vírus da Covid-19.

A lista dos lugares que foram e continuam sendo afetados são as cidades do interior de São Paulo como São Bernardo Do Campo,  Londrina no estado do Paraná, Poços de Caldas em Minas Gerais e Canoas no Rio Grande Do Sul. 

Com o crescimento de casos e de 115 mortes pelo coronavírus registrado nesta quinta-feira (19), especialistas recomendam a retomada do uso de máscaras em ambientes fechados como em escolas, transportes públicos, estabelecimento de saúde, como também em restaurantes.
 
A recomendação geral para os grupos mais vulneráveis ao vírus como idosos e pessoas com problemas respiratórios é manter o uso de máscaras em todos os ambientes. 

A terceira dose da vacina contra o coronavírus entre os jovens continua abaixo da média, que é considerada satisfatória. As crianças de 6 a 11 anos  de idade só 60% tomaram a primeira dose e 32%  têm o esquema vacinal completo. A terceira dose mais de 80% das pessoas acima de 65 anos conseguiram completar as vacinas. A quarta dose só foi aplicada em 17% da população brasileira com mais de 80 anos.  


 

Laboratorio para realizações das pesquisas (Foto: reprodução/ Pixels)


A Fiocruz enfatiza a preocupação com o crescimento da estagnação no processo de vacinação populacional adulta com a terceira dose. Os dados apontam que as pessoas acima de 25 anos só concluíram 80% do esquema vacinal. 

O órgão de vigilância epidemiológica de Santa Catarina, após emitir a importância do uso das máscaras, divulgou que a contaminação vem aumentando entre bebês e crianças de até 5 anos de idade que não podem ser vacinadas.


Para o pediatra Salmo Raskin a única atitude viável para esse momento  é o responsável inserir o uso da máscara para evitar uma infecção ou reinfecção pelo vírus da Covid-19,  principalmente neste momento de baixas temperaturas que há variantes. 

Foto detaque: Mulher se protegendo com o uso da máscara. Reprodução/ Pixels

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo