Turismo

Cidade de Santos planeja receber mais de 2,2 milhões de turistas no verão

Após flexibilização das restrições colocadas por conta da pandemia da Covid-19, a cidade de Santos se prepara com mais de 4,4 mil leitos em estabelecimentos de hospedagem para receber os turistas.

23 Dez 2022 - 14h58 | Atualizado em 23 Dez 2022 - 14h58
Cidade de Santos planeja receber mais de 2,2 milhões de turistas no verão Lorena Bueri

A cidade de Santos, abrangente da Baixada Santista, litoral sul de São Paulo, espera receber mais de 2,2 milhões de turistas. Com o início da estação de verão nesta quarta-feira, 21, a esperança é que seja o período mais agitado dos últimos anos.

Segundo a Prefeitura de Santos, a média de ocupação de visitantes nos serviços de hotéis no mês de novembro foi de 62%, a menor taxa desde o ano de 2015. De acordo com dados levantados pela Seção de Pesquisa Turística, da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), no feriado da Proclamação da República, 15 de novembro, a taxa de ocupação na cidade foi de 78%.

A expectativa para o setor de turismo é de crescimento de 53,6% no ano de 2023 em comparação com o ano atual, como informado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo. Pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, FGV, em conjunto com o Sebrae estima que o segmento espera alcançar o nível de faturamento antes da pandemia do vírus da Covid-19, isso ainda no primeiro semestre do ano que vem.


Visão aérea da cidade de Santos. (Foto: Reprodução/Santosfc)


O órgão municipal informou que o setor do turismo indica forte retomada após a flexibilização das medidas de cautela impostas pela pandemia do coronavírus.

A prefeitura local também ressaltou que por conta da alta dos preços das passagens aéreas e das moedas estrangeiras, a exemplo do dólar americano e euro, consequentemente, o turismo interno se intensifica, assim, os turistas optam por destinos mais próximos de suas próprias residências.

Outro fator que influencia diretamente na chegada dos turistas é a temporada das viagens de cruzeiro em 2022/2023 que promete aumentar o mercado dos últimos 10 anos. A expectativa é que o terminal marítimo Giusfredo Santini, porto de Santos, receba cerca de 561 mil visitantes em 142 escalas de 16 navios.

Em nota publicada, Heitor Gonzalez, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira, planeja um índice de ocupação de 85% durante a temporada de verão. Atualmente, a cidade de Santos disponibiliza mais de 4,4 mil leitos em 2,2 mil quartos em 22 lugares para hospedagem.

Foto Destaque: Praia de Santos. (Reprodução/Rogério Cassimiro/Viagens e Caminhos)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo