Notícias

Chuva provoca tromba d’água e causa destruição no Norte do Paraná

A prefeitura de Bandeirantes, Paraná, decretou estado de calamidade pública neste domingo (05). Ao menos 12 bairros foram afetados e cerca de 250 famílias atingidas.

06 Mar 2023 - 13h49 | Atualizado em 06 Mar 2023 - 13h49
Chuva provoca tromba d’água e causa destruição no Norte do Paraná Lorena Bueri

Na manhã deste domingo (05), o alto volume de chuvas provocaram uma tromba d’água na região norte do Paraná. O Rio Ribeirão das Antas transbordou e água invadiu inúmeras casas no Centro da cidade de Bandeirantes. Centenas de moradores estão ilhados. Houve aproximadamente 160 mm de chuva em um curto espaço de tempo.

Segundo Jaelson Matta, prefeito de Bandeirantes, no total 12 dos 43 bairros da cidade foram afetados pelos alagamentos. Não há registros de feridos até o momento entretanto, cerca de 250 famílias foram atingidas. A prefeitura do município decretou estado de calamidade pública no domindo (05).


Chuva causa destruição (Foto: Reprodução/Prefeitura de Bandeirantes PR/Instagram)


No começo, os moradores acreditaram que a inundação tinha se formado por causa do rompimento de alguma barragem. Contudo, o dano foi causado por duas trombas d’água que desencadeou na parte mais baixa da cidade. O fenômeno é causado quando uma nuvem em forma de funil se forma e se prolonga da base da nuvem até tocar o espelho da água.

Ainda não conseguimos avaliar os prejuízos, já que temos várias pontes danificadas, que precisamos reconstruir e pessoas estão isoladas” disse o prefeito.

As aulas nas escolas municipais foram canceladas, as ruas estão intransitáveis, o abastecimento de água também foi interrompido. Em nota nas redes sociais, a Prefeitura pede que as pessoas que moram na zona rural não tentem atravessar as pontes pois não se sabe qual é situação de segurança dos equipamentos.

“Já existem postos de auxílio da Defesa Civil nas Escolas da Vila Bela Vista e do antigo SESI, onde o pessoal especializado presta atendimentos e recebe material para atendimento às vítimas, como roupas, gêneros alimentícios, lonas, etc. No Santuário Santa Terezinha do Menino Jesus também estão sendo recolhidos donativos para socorro imediato aos mais necessitados.”, disse a Prefeitura de Bandeirantes em publicação nas redes sociais. 


 

A prefeitura de Bandeirantes já estão aceitando doações (Reprodução/Instagram)


A previsão é de mais chuva para os próximos dias.

 

Foto Destaque: Fortes Chuvas deixam rastros de destruição no PR - Reprodução/Prefeitura de Bandeirantes PR/ Instagram

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo