Notícias

Chuva provoca transbordamento de rio e ruas alagadas em Minas Gerais

Minas Gerais entra em estado de alerta devido a fortes chuvas na madrugada desta quarta-feira (21). Belo Horizonte e Sabará sofrem com rodovias interditadas, ruas alagadas e transbordamento de rio.

21 Dez 2022 - 17h12 | Atualizado em 21 Dez 2022 - 17h12
Chuva provoca transbordamento de rio e ruas alagadas em Minas Gerais Lorena Bueri

As chuvas da madrugada desta quarta-feira (21) deixaram o estado de Minas Gerais em alerta de tempestades. Pelo menos quatro rodovias estão interditadas, rios transbordaram com um grande volume de água e ruas e avenidas alagadas em Belo Horizonte e municípios vizinhos.

No bairro Betânia, região oeste de Belo Horizonte, houve uma elevação do volume das águas do Rio Arrudas em que houve o transbordamento do rio, a água invadiu as ruas e provocou o fechamento de um trecho da Avenida Tereza Cristina.

“O fechamento da Avenida Tereza Cristina e o alto volume de água no Arrudas são resultado do alto índice de chuva na Regional Oeste e também em Contagem, que faz divisa. A chuva de Contagem invade o Córrego Ferrugem, que deságua no Arrudas. Isso potencializa a situação”, explica a Defesa Civil Municipal, logo complementando que “o que as imagens mostram, a água invadindo alguns trechos da avenida, são episódios normais em virtude do alto volume”.

A Avenida Tereza Cristina foi bloqueada durante a madrugada, por uma hora devido ao transbordamento do Córrego Ferrugem. Apenas às 2h da manhã, desta quarta-feira (21), a via foi liberada.


Avenida Tereza Cristina alagada e interditada devido às chuvas. (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal/Maria Tereza Scalzo)


Em Sabará, região metropolitana da capital, o transbordamento do rio também provocou problemas na cidade. A Defesa Civil de Sabará informou que choveu forte durante a madrugada e a água chegou a invadir a avenida do centro histórico. “Houve o transbordamento do Rio Sabará logo no amanhecer. Alagou vias como a Rua Pereira Viera e a Avenida Prefeito Vitor Fantini, que margeia o Rio Sabará em todo o percurso atravessando a cidade”, disse a Defesa Civil.

O órgão acrescentou ainda que equipes de bombeiros estão percorrendo os pontos alagados para identificar possíveis desalojados e pessoas desabrigadas.

As regiões Centro-Sul e Oeste foram as que registraram o maior acúmulo de chuva durante o período da madrugada entre 00h às 5h da manhã desta quarta-feira (21), com 443 e 444mm, o que representa 131% do esperado para dezembro, já que a média pro mês é de 339,1mm.

Minas Gerais está em estado de Alerta Laranja, com chuvas intensas, risco de alagamentos, queda de árvores e corte de energias elétricas. Há previsão de um volume de chuva entre 30 e 60mm por hora ou 50 e 100mm por dia, com ventos intensos. Até agora, 91 municípios mineiros já decretaram a situação de emergência.

 

Foto Destaque: Rio Sabará transbordou e invadiu as ruas da cidade. Reprodução/Prefeitura de Sabará

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo