Beleza

Chip da Beleza: tratamento estético gera polêmica por causar diversos efeitos colaterais

Usado por muitas pessoas, o famoso e polêmico ‘chip da beleza’, pode causar reações adversas por ser um implante hormonal de gestrinona, hormônio masculino semelhante à testosterona.

18 Abr 2023 - 11h05 | Atualizado em 18 Abr 2023 - 11h05
Chip da Beleza: tratamento estético gera polêmica por causar diversos efeitos colaterais Lorena Bueri

Na web, é cada vez mais comum se deparar com anúncios de consultórios ou conteúdos de beleza, oferecendo métodos para chegar ao sonhado “corpo perfeito”. O famoso “chip da beleza”, nos últimos meses, vem sendo usado para melhorar o condicionamento físico, ajudar no emagrecimento, melhorar o aspecto da pele e tantos outros benefícios, mas os riscos do uso do método, ganhou repercussão na última semana. 

A cantora Flay, de 28 anos, contou em uma entrevista ao Fantástico, os efeitos colaterais que seu corpo sofreu com o uso do procedimento, por quase um ano.  “Começou a cair bastante meu cabelo. A minha pele foi a minha maior tristeza. O meu rosto começou a encher completamente de espinha. Foi com o chip que ganhei 10 quilos”.


Cantora Flay (Foto: Reprodução/ Stores/ Instagram/ @flay)


Em entrevista ao Metropoles, no ano passado, a Doutora Ana Comin, ginecologista e obstetra, explicou: “O chip da beleza não existe. As pessoas escolhem implantar a gestrinona porque ele não tem a passagem hepática, então pode ser usado em grande quantidade nas mulheres com a promessa de crescimento muscular. É, portanto, um anabolizante”

Mas afinal, o que é o polêmico chip da beleza? 

Em 1970, a gestrinona — um hormônio masculino semelhante à testosterona — foi inicialmente desenvolvida para uso contraceptivo oral semanal na América do Norte e Europa. Depois de algumas pesquisas, foi constatado que não havia vantagens significativas com o uso do contraceptivo, por ter um valor elevado de produção. A partir de 1982, começou a ser usado para tratamento da endometriose. Com doses maiores, a gestrinona possui ação androgênica e pode ajudar na perda de peso, aumenta a produção de colágeno e crescimento muscular.

Efeitos colaterais e riscos do uso do chip da beleza

Os efeitos e riscos mais comuns são: acne, pele oleosa, retenção de líquidos, efeito rebot no ganho de peso, aumento de pelos pelo corpo, queda de cabelo, alteração da voz, principalmente em mulheres, cefaléia e libido alterada. Além dos efeitos já citados, trombose e riscos cardiovasculares. 

Mesmo chamado de “chip da beleza”, é um pequeno tubo de 3 cm a 5 cm, contendo hormônio e colocado na região das nádegas, o procedimento é simples e dura poucos minutos. Existem dois tipos de gestrinona: a absorvível e a removível, a diferença das duas é o tempo de absorção do organismo, a absorvível pode durar até seis meses, e a removivel, pode ficar um ano na pele, e deve ser retirada depois desse período.  

Na terça-feira (11/04), o Conselho Federal de Medicina (CFM), proibiu que médicos prescrevam o uso de esteroides androgênicos e anabolizantes para fins estéticos.

 

Foto destaque: Corpo feminino (Reprodução/Canva).

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo