Notícias

China está construindo buraco de mais de 11 km de profundidade

A China iniciou um trabalho de construção de um buraco que conta com mais de 11 km de profundidade. A perfuração tem como propósitos: pesquisa científica e descobrir gás e petróleo.

06 Jun 2023 - 19h43 | Atualizado em 06 Jun 2023 - 19h43
China está construindo buraco de mais de 11 km de profundidade Lorena Bueri

A China iniciou, na semana passada, o projeto de escavação de um profundo buraco que conta com mais de 11,1 quilômetros de profundidade.

O trabalho se inciou em Taklamakan, segundo maior deserto de dunas do mundo, que fica localizado na região de Xinjiang, no noroeste da China.

Segundo Lyu Xiaogang, representante da Corporação Nacional de Petróleo da China, o projeto do poço tem dois propósitos: pesquisa científica e descobrir gás e petróleo. Especialistas também afirmaram que a perfuração deste poço permite testar os inovadores avanços tecnológicos e também pode abrir uma nova era de exploração.

Segundo a agência de notícias estatal Xinhua, ''o poço promete atravessar mais de dez estratos e atingir camadas que remontam ao Período Cretáceo do planeta''.

A perfuração tem previsão de 457 dias, onde serão operadas mais de 2.000 toneladas de máquinas e equipamentos.

Este poço artificial será o mais profundo da China, ultrapassando o de poço de petróleo de Tarim, que tem mais de 9 quilômetros de profundidade. Ele ultrapassa também a altura do Monte Everest. No entanto, o recorde de poço mais profundo feito pelo ser humano ainda é do poço Kola, que está localizado na Rússia, cuja escavação levou cerca de duas décadas para atingir 12,2 quilômetros.


China está construindo buraco de 11 km de profundidade (Foto: Reprodução/Fatos Desconhecidos)


É um importante marco para a China, pois a mesma está em um momento em que o país está dando grandes passos em sua consolidação como potência tecnológica e científica no mundo.

A Corporação Nacional de Petróleo da China (CNPC), disse estar em busca de novos campos ultraprofundos de petróleo e gás para serem explorados no noroeste da China.

Segundo especialistas, sua perfuração mostra grandes desafios por causa da difícil situação do subsolo, como por exemplo, a alta pressão e temperaturas extremas que vão de -20ºC no inverno a 40ºC no verão.

Foto Destaque: China está construindo buraco de 11 km de profundidade (Foto: Reprodução/Fatos Desconhecidos)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo