Saúde

China afirma ter superado o ápice de contágios por covid-19

O diretor da Comissão Nacional de Saúde disse que o país passou o período de pico de pacientes com covid em clínicas, salas de emergência e com condições críticas.

19 Jan 2023 - 20h02 | Atualizado em 19 Jan 2023 - 20h02
China afirma ter superado o ápice de contágios por covid-19 Lorena Bueri

Nesta quinta-feira (19), as autoridades da China confirmaram que o número de paciente com covid-19 que necessitam de cuidados intensivos em hospitais atingiu o ápice, no momento em que era esperado um aumento de novos surtos devido a viagens de milhões de pessoas pelo país devido as festas do Ano Novo Lunar, o principal feriado do país.



No último sábado, a China havia afirmado que quase 60.000 pessoas morreram em hospitais entre 8 de dezembro a 12 de janeiro. Foto: Reprodução/Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais  


Tem ocorrido uma descrença de forma geral sobre os dados oficiais da China sobre a doença desde que o país suspendeu de repente os controles antivírus no último mês que protegeram 1,4 bilhão de cidadãos por três anos. No último sábado, a China havia afirmado que quase 60.000 pessoas morreram em hospitais no período de 8 de dezembro a 12 de janeiro, um número dez vezes maior comparado a informações anteriores. Contudo, esse número não inclui as pessoas que morrem em casa e de acordo com o relato de médicos, eles são desencorajados a inserir a covid no atestado de óbito.

 

De acordo com as últimas previsões da empresa de dados de saúde Airfinity, até 36.000 pessoas podem morrer a cada dia devido ao aumento de viagens para a comemoração do Ano Novo Lunar. Demais especialistas projetam mais de 1 milhão de óbitos pela doença este ano. Em entrevista coletiva nesta quinta, o diretor da Comissão Nacional de Saúde, Guo Yanhong, disse que o país superou o período de pico de pacientes com covid em clínicas, salas de emergência e com condições agravadas. O número de pacientes com condições graves nos hospitais era mais de 40% a menos em 17 de janeiro do que o pico visto em 5 de janeiro.

 

O presidente Xi Jinping se mostrou aflito com as áreas rurais por estarem mal equipadas para lidar com um possível aumento de contaminação, devido ao feriado que inicia no dia 21 de janeiro e faz com que várias pessoas retornem para suas cidades natais.

 


Foto Destaque: China diz ter superado picos de contaminaçõs por covid-19. Reprodução/PortalGov.br

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo