Notícias

Chegada do inverno trás clima mais frio e menos úmido para o Brasil

O solstício de inverno, que ocorreu nesta terça-feira, dia 21, as seis horas e treze minutos dessa manhã, marcou o início da estação e a chegada de um frio mais intenso para algumas regiões do Brasil

21 Jun 2022 - 11h28 | Atualizado em 21 Jun 2022 - 11h28
Chegada do inverno trás clima mais frio e menos úmido para o Brasil Lorena Bueri

Nesta terça-feira, dia 21, começou oficialmente o inverno, às 06h13, de acordo com o horário de Brasília. A estação se inicia para a maioria do país, com exceção de partes do Amazonas e do Pará e quase todo o território de Roraima e do Amapá, pois estão localizados acima da linha do Equador no Hemisfério Norte.

O início dessa estação é marcado pelo Solstício de Inverno, um dia no ano com menos horas de sol do que qualquer outro. Geralmente, ele acontece no dia 22 de junho, porém pode ocorrer em qualquer dia entre 21 e 23 do mês de junho. Neste ano foi no dia 21.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fim do inverno deve acontecer no dia 22 de setembro às 22h04, que é quando ocorre o Equinócio de Primavera  passamos para o período da primavera.

Um meteorologista do Climatempo, Cesar Soares, explicou para o portal G1 que, de maneira geral, agora teremos a entrada de mais massas de ar frio e uma maior permanência delas, ocorrendo de forma mais efetiva no centro-sul do Brasil.

“Isso porque a gente começa a ter a migração do jato polar (a porta de entrada das massas de ar frio de origem polar) mais para o norte do país. Por isso, a gente tem mais condições de entrada dessas massas”, disse o especialista para o G1.


Tempo frio e neblina no Rio de Janeiro. (Foto: Reprodução/Lucas Tavares/O Globo)


Conforme o Inmet, por conta dessas massas de ar frio vindas do sul do continente, o sul e sudeste podem ter uma queda na temperatura média do ar, além da formação de geadas nessas regiões e no Mato Grosso do Sul. 

O instituto também aponta para possibilidade de neve nas áreas serranas e planaltos da região sul e casos de friagem no Acre, Mato Grosso, Rondônia e no sul do Amazonas. No centro-oeste, sul e sudeste tem a possibilidade de haver a formação de nevoeiros, principalmente estradas e pistas de aeroportos.

O inverno também é marcado pela redução das chuvas em grande parte do país, diminuindo a umidade relativa do ar e favorecendo o aumento de queimadas e incêndios florestais, também aumenta a incidência de doenças respiratórias.

Foto Destaque: pessoas em manhã de frio intenso na cidade de São Paulo, no dia 13 de junho. Reprodução/Saulo Dias/Estadão conteúdo

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo