Notícias

Cerca de 80% do território mexicano sofre com algum grau de seca

Cerca de 80% do território sofre algum grau de seca, conforme refletido até 30 de abril pelo Monitor da Comissão Nacional de Águas (Conagua), órgão que monitora esse fenômeno no México

12 Mai 2022 - 17h55 | Atualizado em 12 Mai 2022 - 17h55
Cerca de 80% do território mexicano sofre com algum grau de seca Lorena Bueri

Intensas ondas de calor e falta de chuva nos últimos meses agravam a situação que já atingiu o interior do México e causou falta de água e roubos em alguns estados do norte e noroeste do país. A seca se estende por grande parte do território mexicano em diferentes graus. O território sofre algum grau de 80%, a Comissão Nacional de Águas (Conagua) irá monitorar esse fenômeno no México conforme refletido até o dia 30 de abril. 


A seca pela qual o México está passando não afeta apenas as áreas rurais. (Reprodução: CNN/Foto:Julio Cesar Aguilar/AFP via Getty Images)


Temperaturas alta não abaixam e isso, aliado à falta de chuva, gera agravamento da situação da sede no país. De acordo com a Conágua o termômetro atinge entre 40 e 45 graus Celsius em 20 dos 32 estados. Enquanto isso, há um déficit pluviométrico aproximadamente de 23% em relação ao valor histórico nacional para este mesmo período, segundo a agência.

A seca atinge com mais os estados do norte e noroeste: Coahuila, Chihuahua, Nuevo León e Durango estão localizados entre o laranja intenso, passando pelo vermelho e marrom dentro do mapa que mostra o grau de secura que o país está enfrentando.

De acordo com o diretor de Proteção Civil de Durango, José Miguel Martínez, “maio foi uma estação com muitas chuvas, mas, nos últimos dias houve grande seca, e o clima ficou muito seco e vamos esperar insolações com altas temperaturas".

México é atingido com a seca no interior 

A produção agrícola será novamente afetada por causa das secas, que já sofre com a falta de chuva que enfrentou no ano de 2021, quando o país vivia “uma das secas mais severas e prolongadas em décadas”.

“Se for ao campo e olhar para os brotos de pés de milho que já estão de bom tamanho, eles estão com muita sede e isso não permite que o milho cresça o suficiente e por isso vamos ter prejuízos”, revelou Margarito Favela González, que parte da vigilância de um módulo de irrigação no campo.

Falta de Água

A seca pela qual o México está passando não afeta apenas as áreas rurais. A crise de escassez de água forçou o governo do estado de Nuevo León a limitar o abastecimento de água aos moradores da área metropolitana de Monterrey.

Todos os dias, das 18h às 6h, a pressão da água potável é reduzida em várias áreas da cidade, uma medida adicional que faz parte do plano “Água para Todos” implementado pelas autoridades para lidar com a crise desde março.

Mas a seca, o calor e menos chuva não causam apenas desabastecimento. Em Chihuahua, que tem secas extremas, esse recurso natural é roubado. O Central State Water Board dedectou roubo de água potável. “A água potável está sendo usada para irrigação agrícola, em outros casos para fazendas de entretenimento, piscinas, detectamos até comercialização de água”. destacou Alan Falomir, diretor do Central State Water Board.

Enquanto isso, em estados como Durango, que tem secas severas, segundo o monitor da Conágua, os cidadãos têm que cobrir suas necessidades básicas comprando água purificada ou trazendo-a de fontes naturais.

“Tem dias que não podemos nem tomar banho, às vezes temos a dificuldade de beber água dos jarros ou tomar banho diretamente dos jarros porque a comunidade está com falta de água”, disse Jorge Esparza, estudante de Durango afetado pela seca.

Segundo o Instituto de Astronomia e Meteorologia da Universidade de Guadalajara, o fenômeno de La Niña, ainda presente em maio, traz consigo variações de temperatura que produzem mudanças na circulação do oceano e da atmosfera, o que favorece o ambiente seco no país.

 

 

Foto Destaque: Conagua declara emergência devido a seca severa ou extrema no México (Reprodução: RadioFórmularQR/Fotos: Sandiego Red)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo