Notícias

Cerca de 700 mil eleitores fora do Brasil votarão nas eleições

Serão utilizadas 989 urnas eletrônicas em diferentes locais de votação fora do Brasil e que estão espalhados por 159 cidades de 97 países. Houve um aumento de aproximadamente 39% no número de eleitores no exterior.

30 Set 2022 - 22h00 | Atualizado em 30 Set 2022 - 22h00
Cerca de 700 mil eleitores fora do Brasil votarão nas eleições  Lorena Bueri

Cerca de 700 mil brasileiros que vivem no exterior estão aptos para votar na eleição do próximos 02 de outubro. A Agência Senado informa que o número é 39,21% maior que o registrado nas eleições de 2018, de acordo com estudo nos dados do Tribunal Superior Eleitora (TSE).

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) também informou que dos 4,4 milhões de brasileiros vivendo no exterior, 697.084 estão aptos para votar — quem vive no exterior só pode fazer escolha para o cargo de presidente.

A cidade de Lisboa é a cidade com maior quantidade de brasileiros que poderão se dirigir para os locais de votação, com 45,2 mil eleitores aptos. Em seguida vêm Miami e Boston, nos EUA, com 40,1 mil e 37,1 mil eleitores, respectivamente. A comunidade no Japão e na Inglaterra também é grande, com 35,6 mil brasileiros vivendo em Nagoia e 34,4 mil em Londres.

Ainda lembrando dos locais de votação, os brasileiros no exterior poderão escolher o presidente em embaixadas, consulados e repartições diplomáticas espalhadas por 159 cidades de 97 países. 21 dessas cidades são locais onde não há embaixadas ou consulados e excepcionalmente foram consideradas pelo MRE para terem seus locais de votação pela primeira vez.


Novo modelo de urna eletrônica. (Foto: Divulgação/TSE)


Os eleitores com domicílio eleitoral no exterior que não puderem comparecer à votação no próximo domingo deverão justificar a ausência pelo e-Título. Pelo Sistema Justifica ou por meio do formulário Requerimento de Justificativa. As mesmas regras de obrigatoriedade de voto para pessoas entre 18 e 70 anos permanece aos que vivem no exterior. Quem estiver no Brasil e seu domicílio for em outro país também será necessário justificar a ausência.

A maior parte dessa parcela do eleitorado tem entre 35 e 44 anos e é feminino. A Zona Eleitoral do exterior não contempla apenas brasileiros residentes com domicílio eleitoral, mas também aqueles que querem se alistar ou transferir suas inscrições para outros países.

Foto Destaque: Modelo de urna eletrônica tradicional. Reprodução/Instagram eleições.brasil

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo