Notícias

Cerca de 700 mil eleitores fora do Brasil votarão nas eleições

Serão utilizadas 989 urnas eletrônicas em diferentes locais de votação fora do Brasil e que estão espalhados por 159 cidades de 97 países. Houve um aumento de aproximadamente 39% no número de eleitores no exterior.

3 min de leitura
30 Set 2022 - 22h00 | Atualizado em 30 Set 2022 - 22h00

Cerca de 700 mil brasileiros que vivem no exterior estão aptos para votar na eleição do próximos 02 de outubro. A Agência Senado informa que o número é 39,21% maior que o registrado nas eleições de 2018, de acordo com estudo nos dados do Tribunal Superior Eleitora (TSE).

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) também informou que dos 4,4 milhões de brasileiros vivendo no exterior, 697.084 estão aptos para votar — quem vive no exterior só pode fazer escolha para o cargo de presidente.

A cidade de Lisboa é a cidade com maior quantidade de brasileiros que poderão se dirigir para os locais de votação, com 45,2 mil eleitores aptos. Em seguida vêm Miami e Boston, nos EUA, com 40,1 mil e 37,1 mil eleitores, respectivamente. A comunidade no Japão e na Inglaterra também é grande, com 35,6 mil brasileiros vivendo em Nagoia e 34,4 mil em Londres.

Ainda lembrando dos locais de votação, os brasileiros no exterior poderão escolher o presidente em embaixadas, consulados e repartições diplomáticas espalhadas por 159 cidades de 97 países. 21 dessas cidades são locais onde não há embaixadas ou consulados e excepcionalmente foram consideradas pelo MRE para terem seus locais de votação pela primeira vez.


Novo modelo de urna eletrônica. (Foto: Divulgação/TSE)


Os eleitores com domicílio eleitoral no exterior que não puderem comparecer à votação no próximo domingo deverão justificar a ausência pelo e-Título. Pelo Sistema Justifica ou por meio do formulário Requerimento de Justificativa. As mesmas regras de obrigatoriedade de voto para pessoas entre 18 e 70 anos permanece aos que vivem no exterior. Quem estiver no Brasil e seu domicílio for em outro país também será necessário justificar a ausência.

A maior parte dessa parcela do eleitorado tem entre 35 e 44 anos e é feminino. A Zona Eleitoral do exterior não contempla apenas brasileiros residentes com domicílio eleitoral, mas também aqueles que querem se alistar ou transferir suas inscrições para outros países.

Foto Destaque: Modelo de urna eletrônica tradicional. Reprodução/Instagram eleições.brasil

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo